A fumaça de queimadas encobre Manaus, nesta terça-feira (21), pelo quarto dia consecutivo – a qualidade do ar é ruim e muito ruim, conforme as zonas habitacionais, segundo registro da plataforma Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental).
Os bairros com os piores índices de ar são a Colônia Terra Nova, na zona norte, com indicativo de “péssimo”. No Parque Dez de Novembro e Novo Aleixo, nas zona centro-sul da cidade; Morro da Liberdade e proximidades do Distrito Industrial II, na zona sul, o ar está ruim.
O município do Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus, também apresenta uma qualidade de ar muito ruim.
No final da noite de sexta-feira (17), a fumaça voltou a sufocar os manauaras que saíam às ruas. No sábado (18), o cenário piorou pela manhã, mas amenizou ao longo do dia.
No domingo (19), a qualidade do ar foi de muito ruim a péssima durante toda a tarde. No feriado de segunda [Dia da Consciência Negra], a condição permaneceu durante todo o dia.
Nas últimas 48 horas, foram registrados 334 focos de incêndio no Pará, sendo o primeiro na lista divulgada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciasi). Em segundo, está o Maranhão, com 191 focos. O Amazonas é o terceiro, com 125 queimadas nos últimos dois dias.
A realidade precária na qualidade de ar na capital amazonense já acontece há quatro meses, desde agosto. A partir de setembro a fumaça ficou mais densa agravando a qualidade do ar.