Portal Você Online

Varíola dos Macacos: após exames, FVS descarta dois casos e um segue em investigação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) descartou novos casos suspeitos de monkeypox (Varíola dos Macacos) no Estado. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) confirmou que o Amazonas permanece com apenas um caso suspeito, já divulgado anteriormente.

Na terça-feira (5), dois casos foram notificados e investigados, pelo CIEVS Manaus, para identificar se atendiam como casos suspeitos a partir de critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (6), a FVS-RCP confirmou que os casos foram descartados.

De acordo com a SES-AM, as novas pacientes são mulheres, uma de 26 e outra de 31 anos. Os casos foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde

Caso suspeito

O paciente que apresenta sintomas ‘sugestivos’ de Monkeypox, apresenta melhoras, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O órgão disse que as lesões no corpo do jovem já estão em processo de cicatrização.

O paciente esteve no festival folclórico de Parintins acompanhando um grupo de turistas holandeses e franceses e retornou a Manaus com os sintomas da doença.

Ele não tem comorbidades e depois procurar atendimento na rede pública de saúde, voltou sentir febre, exaustão, e após quatro dias começou a apresentar manchas na pele e no sexto dia começaram as erupções na pele.

O diagnóstico clínico compatível com a doença foi feito pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), mas apesar de todos os sintomas apresentado, ainda não há resultado conclusivo para a doença e o caso segue em investigação. A previsão de liberação de resultado de diagnóstico é de até 15 dias.

De acordo com a FVS-AM, o paciente apresenta melhora clínica com regressão de sintomas e as lesões estão em processo de cicatrização.

O órgão também disse que as pessoas que tiveram contato com o suspeito não apresentaram lesões da doença. No fim de semana, a Secretaria de saúde do estado (SES-AM) disse que ia monitorar familiares e amigos do homem.

Além desse caso, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), investiga dois novos casos Suspeitos da Doença, para identificar se atendem como casos suspeitos a partir de critérios preconizados pelo Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *