Portal Você Online

Wilson Lima anuncia novos voos internacionais e viaduto no Aeroporto de Manaus

O governador do Amazonas Wilson Lima, anunciou na manhã desta segunda-feira (26) que trabalha para a retomada do voo Manaus-Lisboa pela TAP e uma nova rota entre a capital amazonense e a cidade colombiana de Bogotá, além da construção de um viaduto na Avenida do Turismo com a Avenida Santos Dumont, que ligam ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Em entrevistas para veículos de comunicação de Manaus, o governador fez um balanço dos primeiros quatro anos de governo e dos projetos para o ano que vem, como a entrada em operação do Hospital do Sangue, que está com as instalações físicas prontas e em fase de colocação de equipamentos de alta complexidade e mobiliário.

“Foi o término de um ciclo, um aprendizado diário. Estamos no caminho certo e a reeleição é o resultado disso. Sempre fui do diálogo, mesmo durante períodos difíceis como na pandemia e na maior enchente que enfrentamos de todos os tempos”, disse Lima.

Advertisement

Ainda segundo ele, foram feitos os ajustes necessários e mantido o que deu certo. “Amadureci muito. Conseguimos entregar a AM-070 (Manaus – Manacapuru) Anel Sul e Leste, obras na AM-010 (Manaus – Itacoatiara), UTIs no interior, construção do Hospital Regional de Manacapuru e 12 escola de período integram, com mais 16 mil vagas para os estudantes”.

Lima destacou também a economia do estado, que será implementada ano que vem com o gás natural e a pauta florestal com mineração em Autazes e o crédito de 800 milhões de toneladas de carbono, além do turismo com infraestrutura no interior, agora com uma malha viária aérea em parceria com a Azul Linhas Aéreas.

Após as rotas para os Estados Unidos com voos diretos da Gol para Miami e Azul para Fort Lauderdale, o governador agora inicia contatos para voltar com a conexão Manaus – Lisboa, via TAP, e Bogotá. Atualmente é possível voar de Barcelos para a Flórida pela Azul.

Nesse pacote, o governador anunciou ainda a construção de um viaduto no acesso ao Aeroporto de Manaus, no cruzamento da avenidas do Turismo e Santos Dumont, em frente ao Hotel Ibis e próximo ao Sivam (foto).

Com relação a economia, Lima disse que não abre mão da Zona Franca de Manaus, mas que hoje o Amazonas tem no gás, com a quebra do monopólio, uma alternativa que não teve em 35 anos de ZFM.

“Pouca coisa mudou nesses 35 anos, mas nosso governo já mudou isso. Em Silves não tem terreno para vender, a empresa que trabalha na produção do gás natural (Eneva) vai construir mais três usinas termoelétricas e gerar empregos, renda e excedente de energia para colocar a venda. Os hotéis estão lotados e casas são construídas para absorver os funcionários contratados”, explicou o governador.

ICMS

Falando sobre o reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) para o próximo ano, o governador disse que o Amazonas foi um dos estados que mais reduziu impostos em 2022 e citou produtos como a gasolina, querosene de avião, gás de cozinha e remédios.

Mas que todos os estados sofreram muito com a perda de receita e ele teve a teve de conversar com o setor produtivo, Associação Comercial, Federação das Indústrias, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas e os deputados para chegar a uma melhor solução.

“Conseguimos deixar de fora alguns produtos como gás de cozinha, carne e remédios para a população de baixa renda. Temos que aguardar o novo cenário econômico do próximo governo (Lula)”, afirmou Wilson Lima.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *