Portal Você Online

Governo autoriza 9.450 vagas para concursos; saiba quais

O governo federal autorizou, até este mês, a abertura de quase 10 mil novas vagas – temporárias e fixas – para concurso público e processo seletivo de órgãos como Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Advertisement

As contratações agora dependem da escolha da empresa organizadora e da publicação dos editais com as regras, mas já movimentam candidatos e cursos preparatórios.

O setor de concursos teve uma espécie de apagão nos dois últimos governos por causa da limitação imposta pelo teto de gastos.

Advertisement

O IBGE reúne a maior parte dos postos disponíveis, com mais de 8.000 vagas temporárias que vão suprir a demanda de profissionais como agentes de pesquisa por telefone e supervisor de coleta e qualidade para atuar no Censo Demográfico 2022.

A autorização para o concurso foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 17 de maio.

As outras 1.450 vagas autorizadas são para concursos do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Ciência, do Ministério do Meio Ambiente, entre outros.

No ano passado, foram 1.699 vagas disponíveis para novos concursos públicos. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o último concurso autorizado em 2022 foi o da Secretaria Especial da Receita Federal, em junho, para os cargos de auditor fiscal e analista tributário.

Ministério das Relações Exteriores

Cargo: terceiro-secretário

Quantidade de vagas: 30

Escolaridade: nível superior

Ciência e tecnologia

Cargos: analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista

Quantidade de vagas: 814

Escolaridade: nível superior

Meio Ambiente

Cargo: analista ambiental

Quantidade de vagas: 98

Escolaridade: nível superior

Funai

Cargos: agente em indigenismo, administrador, antropólogo, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, estatístico, geógrafo, indigenista especializado, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social

Quantidade de vagas: 502

Escolaridade: nível superior e intermediário

IBGE

Cargos: codificador, agente censitário mapeamento, agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa

Quantidade de vagas: 8.141 (temporárias)

Escolaridade: nível superior e intermediário

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *