Governo quer fábrica de Elon Musk na Zona Franca de Manaus

A visita de Elon Musk ao Brasil nesta nesta sexta-feira (20), no interior de São Paulo, pode ser lucrativa para a Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, além de questões relacionadas à Amazônia, o governo pretende tratar com o bilionário sobre a construção de uma fábrica da Tesla na capital amazonense.

Ao que tudo indica, contar com uma unidade da fabricante de carros elétricos em território nacional é um desejo antigo do governo. A comitiva brasileira encaminhou o projeto ao homem mais rico do mundo e CEO da Tesla em reunião que aconteceu nesta sexta-feira (20), em Porto Feliz (SP).

Com o tema “Conectividade e Proteção da Amazônia”, a reunião contou com a presença de ministros, entre eles, Fábio Faria, das Comunicações, e do vice-presidente Hamilton Mourão, além de empresários convidados, como André Esteves (BTG Pactual), Ricardo Faria (Granja Faria), (MRV e CNN) e José Félix (Claro).

Projeto na Amazônia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu em janeiro o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX.

Assim, a empresa de transporte espacial de Elon Musk pode oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027. A autorização da Anatel foi concedida depois de reunião de Fábio Faria, ministro das Comunicações, com o empresário nos EUA, em novembro.

Já em fevereiro deste ano, o governo do Amazonas também informou que vem mantendo contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa no Estado.

“Por essa ninguém esperava! Já que vamos conectar a Amazônia, trouxemos um dos maiores empresários do mundo para nos ajudar nessa missão. Aceitamos o desafio e vamos até o fim”, escreveu o ministro Fábio Faria nas redes sociais, nesta sexta-feira. “Obrigado pela visita, Elon. Vamos fazer isso.”

Musk usou sua conta no Twitter, plataforma que vem negociando a compra, para comentar sobre a visita ao Brasil.

“Superanimado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19 mil escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”, escreveu o bilionário.

Governador Wilson Lima dá ‘sinal verde’

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), abriu as portas doestado para investimentos da empresa Starlink, de Elon Musk, o homem mais rico do mundo e que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões.

A companhia oferece banda larga via satélite e, segundo o governo do Amazonas, quer investir no estado.

“Seguimos trabalhando para atrair novos investimentos. Elon Musk demonstrou interesse em trazer investimentos para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia. A Amazônia está chamando vocês”, afirmou o governador, em nota divulgada pelo governo.

A Starlink, segundo o governo, enviou ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e informou que pretende começar a prover serviços de banda larga a clientes no Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *