
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio ) informou nesta quarta-feira (31), que a ponta de arpão que perfurou o olho esquerdo do boto “Curumim” saiu naturalmente.
O animal, que habita o Parque Nacional de Anavilhanas, em Novo Airão (AM), passaria por uma cirurgia para retirada da ponta de zagaia que estava fincada no globo ocular. A operação não foi necessária.
Moradores da Comunidade Santo Antônio, na zona rural do município, verificaram que no dia 18 de maio o boto estava com objeto pontiagudo na região da cabeça.
O ICMBio Novo Airão mobilizou órgãos para socorrer o animal, como o Cepam (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
“Curumim” recebeu medicamentos e será monitorado e cuidado pelas equipes do ICMBio e do Inpa. A suspeita é que o animal foi vítima de pesca ilegal, mas até o momento ninguém foi responsabilizado.
O Parque Nacional de Anavilhanas e o município de Novo Airão (a 194,8 quilômetros de Manaus) têm como principal atrativo turístico a interação do público com os botos-vermelhos e cor-de-rosa.