Portal Você Online

Alerta de chuva no Amazonas pode afastar fumaça e melhorar qualidade do ar em Manaus nesta terça

Manaus continua cinzenta pela fumaça que encobre algumas regiões da cidade nos últimos dias, principalmente nas zonas Sul, Centro e Oeste da cidade, mais próximas a orla do Rio Negro. Sem registrar queimadas, a capital amazonense sofre com incêndios florestais dos municípios próximos, do sul do estado e até do oeste do Pará, que acabam por poluir o ar, que tem a sua qualidade ‘muito ruim’, de acordo com a última medição do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental – SELVA -, às 13h (ver no mapa abaixo).

Sem uma solução a curto, médio e longo prazo, o fogo continua lambendo a floresta e aos manauaras resta torcer pela chuva para apagar os incêndios e afastar a névoa, que tem deixado o tempo nublado.

Nesta segunda-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a possibilidade de chuvas intensas na capital e em regiões do Amazonas nesta terça-feira (21), que pode amenizar o clima na cidade e diminuir o calor, que às 6h de hoje já marcava 26ºC, com sensação térmica de 29ºC – 36ºC às 13h.

Para hoje, o Inmet prevê para a capital tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, a temperatura mínima deve ficar em 28°C.

Segundo o Inmet, o alerta vale para as regiões do Vale do Acre, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Norte Mato-grossense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Madeira-Guaporé, Sul de Roraima, Vale do Juruá, Sudoeste Paraense.

Segundo boletim divulgado hoje pela Defesa Civil do Amazonas, os 62 municípios do estado seguem em situação de emergência. São 598 mil pessoas e 150 mil famílias afetadas pela estiagem que atinge o estado.

A Defesa Civil informou que, no período de 1º de janeiro a 19 de novembro de 2023, foram registrados 19.339 focos de calor no estados, dos quais 2.801 nos municípios da região metropolitana de Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *