Portal Você Online

Irã lança ataque de mísseis contra Israel, diz Exército israelense

Ataque do Irã a Israel: Lua nova e tempo aberto no Oriente Médio

Pouco horas após alertas dos Estados Unidos sobre a iminência de um ataque, o Irã lançou uma série de mísseis contra Israel nesta terça-feira (1), afirmaram autoridades do Exército israelense. Sirenes de alertas de ataques aéreos soaram em partes do país e moradores foram instruídos a ficar perto de abrigos.

Advertisement

As ordens para se abrigar no local foram enviadas para os celulares dos israelenses e anunciadas na televisão nacional. Estações de TV relataram sirenes em partes de Jerusalém, bem como no centro de Israel.

Daniel Hagari, porta-voz militar israelense, anunciou que os Estados Unidos informaram Israel de que identificaram preparativos iranianos para disparar mísseis contra Israel de forma iminente.

“Os nossos parceiros americanos nos atualizaram à medida que identificaram uma preparação do Irã para lançar mísseis rumo a Israel num futuro próximo”, escreveu o porta-voz em um post nas redes sociais oficiais. “Já lidamos com este tipo de ameaça antes e iremos lidar com isso agora.”

Embora o governo do Irã não tenha se manifestado, a mídia estatal iraniana veiculou vídeos que pareciam mostrar lançamentos de mísseis em vários locais do país.

Daniel Hagari afirmou que o sistema de defesa área do país estava totalmente operacional, detectando e interceptando ameaças. No entanto, “a defesa não é hermética”, disse.

O Irã é apontado como principal financiador da milícia libanesa Hezbollah e prometeu retaliação após ataques que mataram a liderança do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no fim de semana, assim como outras autoridades do alto escalão do grupo. Ele esteve na liderança do Hezbollah desde 1992 e foi o responsável por levar o grupo para a vida política do Líbano.

ALERTA

Em Israel, a Embaixada americana emitiu um alerta de alto nível para seus funcionários, segundo o jornal, e os instruiu a retornar para casa e se prepararem para entrar em abrigos antiaéreos. Trata-se da primeira ordem desse tipo desde o ataque aéreo iraniano contra Israel em abril.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *