Portal Você Online

Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Hezbollah no Líbano

Israel anunciou a aprovação de um cessar-fogo nos ataques ao Líbano, direcionados ao Hezbollah. A informação foi confirmada nesta terça-feira (26), pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com a expectativa de que o acordo entre em vigor na quarta-feira, 27.

O cessar-fogo foi articulado ao longo de semanas com mediação dos Estados Unidos e da França. Em pronunciamento nacional, Netanyahu afirmou que as ações militares causaram um retrocesso significativo ao Hezbollah e assegurou que moradores do norte de Israel poderão retornar às suas casas. Ele também alertou que novos ataques serão realizados caso o grupo não cumpra o acordo.

Entre os principais pontos do entendimento, está uma trégua de dois meses, a retirada de tropas israelenses da fronteira sul do Líbano e o reposicionamento do Hezbollah para o norte do território libanês. Em contrapartida, o Líbano enviaria tropas regulares para reforçar a segurança na região fronteiriça. Fontes diplomáticas revelaram ainda que Israel se reservou o direito de agir militarmente caso detecte ameaças na área.

Nessa segunda-feira, 25, o portal Axios noticiou avanços significativos nas negociações, com diplomatas americanos confirmando uma aproximação entre as partes envolvidas. O embaixador israelense nos EUA, Michael Herzog, também sinalizou otimismo, embora tenha apontado que ajustes finais ainda eram necessários.

Antes do anúncio oficial, o Conselho de Segurança israelense realizou uma reunião nesta terça para consolidar os termos do acordo. Paralelamente, as Forças Armadas de Israel emitiram ordens de evacuação em partes do centro e oeste de Beirute, aumentando a tensão na capital libanesa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *