Portal Você Online

Israel bombardeia Hamas, em primeiro ataque sob o novo governo

Aviões israelenses atacaram bases do movimento islamista Hamas na Faixa de Gaza nesta quarta-feira, primeiros bombardeios do tipo desde que o cessar-fogo que pausou o conflito do mês passado. A operação foi uma resposta ao lançamento de balões incendiários contra o território israelense, em repúdio a uma marcha nacionalista de judeus ultraconservadores vista como uma afronta por movimentos palestinos.

A violência representa um teste inicial para o governo do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que chegou ao poder no último domingo encabeçando uma frágil coalizão de oito partidos que vão da esquerda à extrema direita e que tem pouco em comum além da antipatia ao ex-premier Benjamin Netanyahu. Sem consenso no que diz respeito a assuntos mais controversos, prometem se concentrar em questões socioeconômicas e evitar escolhas políticas sensíveis em relação aos palestinos.

Um porta-voz do Hamas confirmou os ataques israelenses e disse que os palestinos continuarão a perseguir sua “brava resistência, e defender seus direitos e locais sagrados” em Jerusalém.

O grupo lançou os balões em oposição à marcha da extrema direita, que reuniu cerca de 5 mil pessoas na Cidade Velha de Jerusalém, lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos. O temor era que o evento desencadeasse cenas de violência como as vistas no dia 10 de maio, quando uma operação da polícia isralense contra fiéis muçulmanos na mesquita de al-Aqsa deixou centenas de feridos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *