As Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo que mostra um túnel por baixo do hospital Al-Shifa, o maior de Gaza, com o objetivo de comprovar para a opinião pública mundial de que o grupo terrorista Hamas usou o centro médico como ponto de apoio para ataques a Israel.
O túnel tem 55 metros é apresentado com uma entrada ao lado do hospital e estaria 10 metros abaixo da unidade. Os militares divulgaram dois vídeos. Em um deles, é possível ver uma escada em espiral. Já o outro, mostra a descida para o túnel – veja abaixo.
De acordo com os militares, a entrada do túnel tem vários mecanismos de defesa, como uma porta à prova de explosão e um buraco de tiro.
“As IDF têm contado ao mundo a verdade sobre o Hospital Shifa. A operação está em andamento e é conduzida com cuidado, tudo para localizar e desmantelar a infraestrutura do Hamas no hospital. Ainda não acredita em nós? Veja você mesmo as evidências mostradas pelo porta-voz internacional da IDF @LtColRichard”, diz o comunicado das Forças de Defesa de Israel – veja vídeo.
O Exército de Israel também divulgou imagens que mostram o que seriam reféns do Hamas no hospital, no dia 7 de outubro, data dos ataques a Israel.
Segundo os militares, as imagens teriam sido gravadas entre 10h42 e 11h01 e mostrariam um civil nepalês e um civil tailandês, sequestrados em território israelense. cercado por homens do Hamas armados.
O hospital Al-Shifa está sob controle do Exército de Israel. Neste fim de semana, trinta e um bebês palestinos prematuros foram evacuados do local. Eles foram levados para um hospital na cidade de Rafah, no sul do território, perto da fronteira com o Egito.