Portal Você Online

Japão suspende importação de frango após caso de gripe aviária

Gripe aviária: Japão suspende importações de aves do ES - SBA1 | Sistema  Brasileiro do Agronegócio

O Japão suspendeu a compra de aves, de carne de frango e de subprodutos, como o ovo, produzidos em Santa Catarina. A informação é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que emitiu um ofício nesta segunda-feira (17) comunicando o Estado sobre a decisão do país asiático. O motivo é a confirmação de caso de Influenza Aviária (H5N1) em uma ave de fundo de quintal em Maracajá, no Sul do Estado.

A Secretaria de Estado da Agricultura informou que, desde que recebeu a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, tem adotado todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais com apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Nesta segunda-feira, o foco foi erradicado e as ações de educação sanitária, vigilância e investigação epidemiológica foram intensificadas nas propriedades rurais da região.

“Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter a situação, mostrar que foi um fato isolado e que não afeta a excelência sanitária do plantel avícola catarinense e a produção comercial”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que receberá o embaixador do Japão nesta quarta-feira (19).

O foco foi identificado no sábado (15) em uma ave de fundo de quintal. Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura (SAR), ainda não há registros na produção comercial e, por isso, ele não compromete a condição sanitária do Estado e do país.

Este é o segundo caso de gripe aviária registrado em Santa Catarina. Em junho, a doença já tinha sido identificada em uma ave silvestre.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *