Portal Você Online

Javier Milei é eleito novo presidente da Argentina

O economista Javier Milei foi eleito presidente da Argentina com 56% dos votos, contra 44% de seu rival, Sergio Massa. O segundo turno das eleições presidenciais do país vizinho levou 35,8 milhões de pessoas às urnas, o menor número registrado desde 2007.

Com 86% das urnas apuradas a diferença entre os dois era de 12 ponto percentuais. A vitória de Milei retira os peronistas do poder, que venceram seis das

O mapa eleitoral ainda será divulgado, mas o desempenho do candidato do La Libertad Avanza nas prévias e no primeiro turno sugerem que sua vitória decorre do fato de ter conseguido quebrar a unidade do peronismo em alguns redutos importantes, como os estados do Norte e os arredores de Buenos Aires.

Advertisement

No primeiro turno, o placar foi de 36% dos votos para o candidato peronista e 30,4% dos votos para o candidato de direita.

Conservador nos costumes e ultraliberal na economia, Milei chega à Casa Rosada após defender propostas polêmicas, como a liberação do uso de armas pela população, a possibilidade de venda de órgãos humanos para transplante, o fim dos serviços públicos de saúde e educação, o fechamento do Banco Central e a dolarização da economia.

Nascido em 22 de outubro de 1970 no bairro de Palermo, em Buenos Aires, Milei é economista e entrou na política em 2018 após ser notado pelos principais veículos de comunicação argentinos por seu discurso “liberal libertário”.

Ele conquistou notoriedade nacional mesmo em 2020, quando se lançou candidato à Presidência do país nas eleições de 2023. Suas principais ideias são dolarizar a economia argentina em fases, reduzir as despesas estatais e privatizar empresas públicas.

Milei entende que extinguindo as verbas trabalhistas rescisórias, será menos onerosa a contratação, o que ajudaria a combater o desemprego. E na área de segurança pública, tornar acessível o porte de armas aos cidadãos e militarizar as prisões.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *