Portal Você Online

Decretada prisão temporária de suspeito do desaparecimento de ‘ambientalistas’

Após audiência de custódia no final da noite de ontem (9) na Comarca de Atalaia do Norte, no extremo oeste do Amazonas, com a divisa com o Peru, a juíza plantonista, Jacinta Santos, determinou a prisão temporária de Amarildo da Costa Oliveira, de 41, suspeito de envolvimento na desaparecimento do funcionário da Funai, Bruno Araújo, e do jornalista inglês, Dom Phillips, no último domingo (5), no Amazonas.

A prisão Temporária do investigado tem o prazo de 30 dias, de acordo com a Justiça amazonense, O processo segue em segredo de justiça.

Até o momento, seis depoimentos foram tomados pela polícia no 50ª DIP (Atalaia do Norte), entre eles o de Amarildo, também conhecido como Pelado. De todos, ele foi o único interrogado na condição de suspeito. Os outros foram ouvidos e liberados.

Policiais militares do Amazonas, que fizeram a prisão do suspeito, disseram ao jornal carioca, O Globo, que testemunhas viram ele sair em seu barco, mais possante que os da dupla desaparecida, seguindo o indigenista e o jornalista levando uma arma de longo alcance.

Na ocasião da prisão, os PMs encontraram munição de uso restrito (de fuzil), além de drogas na sua casa, sendo esse o motivo da detenção até a audiência de custódia de ontem.

Testemunhas também já presenciaram ele ameaçar o servidor da Funai desaparecido, Em determinado momento, chegou a ironizar o fato do indigenista andar armado e perguntou se ele sabia atirar.

Em seu depoimento à polícia, Amarildo disse que, às 7h da manhã de domingo – dia do sumiço – viu os dois passarem de barco em frente a sua casa em direção a Comunidade Cachoeira.

Buscas

As buscas pelos desapareidos entra hoje no seu quinto dia com uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Marinha, Exército, Polícia Militar e Civil, com tropas especilizadas em selva e do Batalhão Ambiental, além de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, ribeirinhos e índios de tribos da reserva do Vale do Javari.

Na última quarta-feira (8), foi instalado um gabinete de crise para coordenar as operações e passar informações atualizadas para a imprensa, todas as tardes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *