Portal Você Online

Justiça Eleitoral suspende pesquisa para prefeito de Manaus

Justiça Eleitoral suspende divulgação da pesquisa InnQuesti para prefeito  de Manaus

A Justiça Eleitoral do Amazonas atendeu o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM)e decidiu suspender a divulgação da pesquisa Listening para prefeito de Manaus, divulgada no último dia 11 de março. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (20) pelo juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, em resposta à representação do Diretório Municipal do Partido Avante de Manaus de 13 de março.

Além de suspender imediatamente a divulgação da pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), sob o nº AM-06981/2024, o magistrado deu o prazo de 15 dias para empresa Listening Inteligência em Análise de Dados Estratégia e Comunicação LTDA apresentar contestação.

“Ante o exposto, determino a suspensão da pesquisa eleitoral por entender não registrada, em razão do risco que traz para o resultado das eleições municipais deste ano, caso se perenize.” afirma o juiz em sua decisão.

Advertisement

A suspensão será mantida até nova deliberação eleitoral com multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento.

Na terça-feira (19), o (MPE-AM) já havia se manifestado parcialmente favorável ao pedido de impugnação solicitado pelo partido Avante, determinando a “imediata suspensão da divulgação da pesquisa”.

O mérito do pedido foi julgado de forma parcial pelo TRE-AM seguindo o posicionamento do MP que não se pronunciou sobre a outra parte do objeto da ação, que pedia de forma cumulada o acesso ao sistema interno de controle dos dados da empresa responsável pelo levantamento, também solicitado pelo Avante.

Essa é a segunda, das três pesquisas registradas este ano, que tem a divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral. A primeira foi a Pesquisa InnQuesti suspensa por vícios metodológicos.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *