No Independência, em partida da 36ª rodada do Brasileirão, o Juventude chegou a ter 2 a 0 no placar, viu o Atlético-MG empatar, mas conseguiu a vitória por 3 a 2 no fim. O jogo foi disputado sem a presença de torcedores, por causa da punição imposta ao time mineiro pelos incidentes registrados na final da Copa do Brasil.
Lucas Barbosa abriu o placar para o Juventude no primeiro tempo. Na etapa final, Gilberto marcou o segundo do time gaúcho. Alisson descontou para os donos da casa, e Vargas deixou tudo igual logo em seguida. Nos acréscimos, Erick foi lançado e bateu cruzado para fazer o gol da vitória da equipe de Caxias.
O tropeço em casa fez o Atlético igualar o pior jejum de vitórias do clube nos últimos 32 anos. São dez jogos seguidos sem vencer. O último triunfo foi há mais de um mês, quando o Atlético derrotou o River Plate por 3 a 0, no duelo de ida da semifinal da Libertadores. Desde então, o time perdeu seis partidas e empatou outras quatro. Em 1992 e no ano passado, o Galo também amargou 10 jogos sem vencer.
Com o resultado, o Juventude assume a 13ª posição na tabela, com 42 pontos, quatro a mais que o Criciúma, 17º colocado e primeiro time do Z-4. O Atlético surge em 10º lugar, com 44 pontos, três a menos que o Cruzeiro, equipe que fecha o grupo de classificados para a Libertadores 2025.
Na quarta-feira, dia dois de dezembro, o Atlético visita o Vasco, às 19h (horário de Brasília), em São Januário. No mesmo dia, o Juventude enfrenta o São Paulo, às 20h (horário de Brasília), no Morumbis. Os dois jogos são válidos pela 37ª rodada, a penúltima do Brasileirão.
No próximo sábado, dia 30, Atlético e Botafogo decidem o título da edição 2024 da Conmebol Libertadores. A final será disputada em jogo único no Monumental de Núñez, estádio do River Plate, em Buenos Aires, na Argentina.