Portal Você Online

Líder do CV no Amazonas, “Xuruca do Japiim” executado; vídeo

O traficante já tinha sofrido uma atentado em Manaus, em julho, mas foi executado em Florianópolis. Ele foi morto a tiros enquanto carregava a filha de 1 ano e 8 meses no colo.

O conselheiro permanente da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Amazonas Alexandre Araújo Brandão, de 33 anos, conhecido como “Xuruca”, foi morto a tiros na noite dessa quinta-feira (09) em Florianópolis (SC). Ele carregava uma filha no colo quando foi atingido por diversos disparos no bairro Campeche, na região sul da cidade.

De acordo com informações da polícia, o atirador teria se passado por morador de uma vila de apartamentos. Ele se aproximou da vítima e efetuou os disparos.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que “Xuruca” tenta correr com a criança no colo antes de ser novamente atingido. A criança de 1 ano e 8 meses também foi ferida e levada a um hospital, mas o estado de saúde dela não havia sido divulgado.

Após o crime, o suspeito fugiu em um carro, que foi localizado mais tarde no bairro Agronômica e recolhido para perícia pela Polícia Científica. A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o caso e analisa as imagens de segurança para identificar o autor dos disparos.

“Xuruca do Japiim” integrava o alto escalão da facção criminosa e responsável pela aquisição de armas para o grupo. No ano passado, ele foi preso pela Polícia Federal com armas e drogas em condomínio de luxo, em Florianópolis (SC).

Atentado anterior em Manaus
Em julho deste ano, Alexandre foi alvo de um atentado no bairro Japiim, zona sul de Manaus. Na ocasião, ele estava dentro de um carro de luxo quando foi atingido por mais de 50 disparos. Os tiros acertaram apenas as pernas dele.

Segundo relato de testemunhas à época, os autores do ataque estavam em outro veículo e fugiram após a ação. Alexandre conseguiu sair do carro mesmo ferido. A causa do atentado seria um arrocho entre traficantes no valor de R$ 500 mil.

Histórico e investigação
Em 2024, Alexandre chegou a ser preso em flagrante, em sua residência, no bairro Campeche, em Florianópolis , Santa Catarina.  Ele era um dos principais integrantes da cúpula da organização criminosa, Conselho Permanente.

Conforme o delegado Sávio Pinzon, da Polícia Federal (PF), esse indivíduo era membro do alto escalão de uma organização criminosa no Amazonas com ramificações no Rio de Janeiro. Na Polícia Federal, ele é investigado por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas entre outros crimes.

Na ocasião, Alexandre já respondia a mais de 12 processos, entre homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/policia/video-xuruca-lider-de-faccao-no-am-e-morto-com-crianca-no-colo-em-sc/

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *