O presidente Lula conversou na segunda-feira (16) por 30 minutos com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Eles falaram sobre as eleições venezuelanas previstas para o ano que vem e da cooperação entre os dois países.
– Tive uma agradável conversa telefônica com o companheiro presidente Lula da Silva, na qual abordamos questões importantes no mapa da cooperação entre nossos países – escreveu Maduro no X, antigo Twitter.
Segundo ele, o presidente brasileiro solicitou informações sobre o processo de negociação entre o governo e a oposição, além das tratativas em curso entre Caracas e Washington com vistas ao levantamento das sanções contra a Venezuela, que atingem a economia e a população civil do país.
Também discutiram medidas para facilitar o comércio na fronteira entre os dois países. O presidente Maduro indicou que encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira.
Maduro acrescentou que Venezuela e Brasil, que retomaram as relações em janeiro, quando Lula assumiu o poder, após quatro anos de suspensão por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), têm um “caminho claro para seguir trabalhando unidos pelo bem-estar, desenvolvimento e prosperidade” de seus povos.
No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse à Agência EFE que o Brasil está tomando medidas para retomar a conexão com a rede elétrica da Venezuela, interrompida em 2019 por decisão de Bolsonaro, com o objetivo de dar segurança ao fornecimento de energia ao extremo norte do país.
Em seguida, Maduro afirmou que seriam necessários investimentos de pelo menos 4 milhões de dólares (R$ 20,16 milhões) para recuperar as linhas de transmissão, que se degradaram por falta de uso.
Além disso, delegações de ambas as nações reuniram-se em meados do ano em Caracas para promover o comércio binacional e ratificar o compromisso de combater conjuntamente o contrabando na fronteira comum.