O presidente Lula desembarcou, nesta sexta-feira (8), em Nova Délhi, na Índia, onde participará da 18ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 — grupo que reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia (UE).
Durante o encontro, que ocorre nos dias 9 e 10, o petista pretende tratar, principalmente, sobre a agenda social, com foco no tema da desigualdade e meio ambiente.
Na ocasião, o Brasil receberá pela primeira vez a presidência do grupo. O mandato brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Como país ocupante da presidência, será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio.
Lula fará o último discurso da cúpula, na tarde do dia 10, após receber simbolicamente a Presidência das mãos do premiê indiano, Narendra Modi. Ambos irão falar sobre a Presidência da Índia em 2023 e as expectativas para a do Brasil em 2024. No sábado (9/9), está prevista a participação de Lula em duas reuniões temáticas.
O painel “Um Planeta” falará de desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas e preservação ambiental.