Portal Você Online

Lula fala em ajudar a Argentina em reunião com empresários

O presidente Lula defendeu medidas para evitar que empresários brasileiros percam o mercado argentino por causa dos problemas econômicos do país vizinho. A fala aconteceu nesta quinta-feira (25), durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Advertisement

Segundo ele, mais do que ajudar a Argentina, é preciso ajudar os exportadores que fornecem produtos para o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

– Mais do que querer ajudar a Argentina, a gente quer ajudar os exportadores brasileiros que exportam para a Argentina. Esse é o dado concreto – declarou o petista que na semana passada pediu ao Fundo Monetário Internacional que perdoasse a dívida e não cobrasse o governo do seu amigo Alberto Fernández.

Advertisement

Em março, a Argentina registrou 104% de inflação ao ano, além disso, a moeda local perdeu valor, gerando uma grande crise por diversos fatores, entre ele a má gestão pública e a política econômica populista do atual governo Fernández.

Esta, porém, não foi a primeira vez que Lula falou sobre oferecer ajuda para o país vizinho. Além de propor criar uma linha de crédito para os argentinos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Xangai, na China, nos dias 30 e 31 de maio para participar da reunião dos governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) para acertar a negociação de ajuda financeira à Argentina.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *