
Nem uma mão quebrada no início do combate segurou o lutador amazonense Josiel “Açogueiro” Silva, que venceu a disputa pelo cinturão peso-galo do Absolute Championship Akhmat – ACA MMA, considerado por especialistas um dos maiores campeonatos da modalidade, no último dia 27, em Moscou, na Rússia.
A vitória de Josiel foi sobre o ucraniano Pavel Vitruk e se tornou heróica pelo fato de o lutador amazonense ter quebrado a mão logo no início do primeiro round e, mesmo assim, ter seguido a luta até o final, tornando-se o novo campeão da categoria.
Como num bom filme de Rocky Balboa, Josiel, usando apenas uma mão – já que a outra estava quebrada – conseguiu ser superior durante todo o combate para vencer por decisão unânime dos juízes.
De última hora
O feito de Josiel já seria incrível por si só, mas ainda tem mais um detalhe: ele havia sido convidado para a disputa do cinturão de última hora, ou seja, apesar de estar treinando para lutar no ACA, não fez sua preparação focando neste adversário.
Na verdade, Josiel lutaria contra outro adversário, que se machucou duas semanas antes do confronto. Mesmo assim o amazonense seguiu se preparando, sempre como se fosse para lutar pelo cinturão. O convite aconteceu quando o adversário de Pavel não bateu o peso para a luta, somente dois dias antes do evento.
Fez luta para ser campeão
Após a conquista, Josiel falou da felicidade do título que ganhou e também sobre a luta: “Eu conquistei agora aquilo que batalhei durante muito tempo para conseguir. Eu estava preparado para cinco rounds, e a única coisa que mudou foi o adversário. Treinei muito e acredito que fiz uma luta para ser campeão, mesmo com a mão quebrada. Mas confesso que esperava mais do campeão”, relatou o lutador.“Esse cinturão do ACA representa, em primeiro lugar, a minha certeza que Deus é por mim desde o início da minha carreira. Também representa uma grande conquista para a minha equipe, para a minha família e para todos que acreditaram em mim, e também para aqueles que desacreditaram. Essa semana vou para Coari (cidade natal de Josiel) comemorar com a galera da academia RCT também, pois foi onde tudo começou”, disse o lutador.