Portal Você Online

Manaus é a quarta melhor cidade para se investir no mercado imobiliário, segundo ranking

FipeZap: preços de imóveis residenciais em Manaus aumentaram 7% até  novembro | Amazonas | 18 Horas

Manaus hoje é a quarta no ranking das cem melhores cidades para se fazer negócios imobiliários no Brasil, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os dados são da Urban Systems, publicados pela revista Exame, comparando os anos de 2021 e 2022.

Os números mostram que os investimentos assertivos da Prefeitura de Manaus em licenciamento urbano, gestão mais eficiente e ações de desburocratização são responsáveis por esse resultado. Em 2021, Manaus estava em 5º lugar, subindo uma posição em 2022.

Em 2022, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) licenciou 1.190.677,97 metros quadrados de área com novos alvarás de construção, expedindo 882 certidões para o mercado da construção civil.

Para a lista do ranking foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo esta a nona edição da pesquisa que avalia mais de 60 quesitos e indicadores nas áreas econômicas. O estudo inclui análises de infraestrutura, logística, telecomunicações, mobilidade urbana, transporte e saneamento.

“Recebemos os dados do ranking divulgado pela revista Exame de forma muito gratificante. E este retrato é resultado do trabalho desenvolvido internamente dentro da preocupação com aprovação de projetos e do licenciamento de obras imobiliárias dos últimos 2 anos na gestão do prefeito David Almeida. Os números e parâmetros do Implurb reafirmam essa colocação no ranking, a posição ocupada no cenário nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, explicou o vice-presidente do instituto, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Para ele, a quarta posição é um destaque muito importante, porque coloca Manaus também à frente de grandes capitais como Salvador, Belém, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. “E quem está no topo, São Paulo, tem uma dimensão territorial e populacional muito maiores do que Manaus, além de um enorme déficit habitacional, mesmo proporcionalmente”.

Os dados refletem o empenho da Prefeitura de Manaus para dar celeridade à aprovação de projetos e ao licenciamento urbano, permitindo novos empreendimentos imobiliários na cidade, como fruto da dedicação do corpo técnico da autarquia e da gestão municipal, com orientação do prefeito David Almeida. “E que possamos ser cada vez mais indutores na promoção de novos lançamentos imobiliários em Manaus”, comentou Andrade.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *