
A cidade de Manaus, capital do Amazonas é destaque nacional pela quinta vez consecutiva pelo ranking nacional do Ministério da Saúde, em maio. Ela ficou em primeiro lugar do “Previne Brasil”, programa nacional que mede a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população e serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais.
A cidade se destacou na saúde primária com a prestação de serviços e atendimentos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) especialmente no cuidado com as grávidas e na diabetes.
O cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada do SUS, do Ministério da Saúde, com investimento de mais de R$ 870 milhões em 2023.
A pasta financia o custeio de equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas como nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras, psicólogos, ginecologistas e farmacêuticos.
A ministério lançou na última segunda-feira (22), o eMulti que fortalece o cuidado multidisciplinar com o aumento do valor do repasse aos estados e municípios para o custeio das equipes e novas especialidades, com a inclusão de cardiologistas, dermatologistas, endocrinologistas, infectologistas e hansenologistas.
“Alcançar, mais uma vez, a maior nota entre todas as capitais brasileiras avaliadas pelo programa é a confirmação de que Manaus segue avançando no propósito de oferecer a todos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, a melhor atenção e o melhor cuidado à saúde. E não vamos parar por aqui”, disse o prefeito da cidade, David Almeida (Avante).
O ranking do Previne Brasil mostra que Manaus recebeu 8,46 no Índice Sintético Final (ISF), que representa a média dos resultados obtidos nos sete indicadores avaliados pelo programa. Com a nota, a capital ficou à frente de Curitiba com 7,76 e Porto Alegre (6,75).
O prefeito de Manaus parabenizou os gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e destacou que a conquista reflete os investimentos da gestão municipal na capacitação, melhoria da infraestrutura, gerenciamento de metas e monitoramento de resultados.