Portal Você Online

Manaus entra em estágio de Mobilização devido a chuva

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) da Prefeitura de Manaus emitiu uma alerta de Mobilização na noite desta quarta-feira (17) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade com inundação em algumas regiões. O estágio significa que poderá ocorrer novas precipitações no decorrer desta quinta-feira (18). A previsão é reforçada pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – que publicou aviso de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

Nas últimas 12 horas foram registrados 62.7 milímetros de chuva, tendo a zona Leste como a área mais afetada no momento. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

Por meio da Central 199, foram registradas 13 ocorrências, sendo cinco de alagação. Equipes da Defesa Civil do Município estão nas ruas para atuar em pronta-resposta, sendo as áreas mais afetadas na zona Leste, segundo registros do órgão.

Advertisement

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) monitora as situações de emergência pela cidade para identificar as causas dos alagamentos por todas as zonas da capital.

As equipes do Distrito de Drenagem e Dragagem foram acionadas para atuar nos pontos mais críticos, onde deverão realizar, emergencialmente, a desobstrução das caixas coletoras de águas pluviais, para que escoam de forma correta, também contribuindo para evitar novos alagamentos. 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), núcleos de chuva ganham intensidade sobre a zona Oeste e se deslocam para a zona Sul.

Previsão

O INMET avisa ainda pode haver risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto informa que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Ainda sobre as prevenções que devem ser tomadas pela população estão: evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em caso de enxurrada ou similar, a recomendação é para colocar os documentos e objetos de valor em sacos plásticos, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *