Portal Você Online

Manaus:250 morreram por Aids em 2022, apesar de remédio gratuito

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informam que Manaus registrou mais de 1.300 novos casos de HIV em 2022. Destes, 986 na faixa etária de 20 a 39 anos. O maior quantitativo de confirmações são entre homens, 1070. Já de Aids foram mais de 340 registros – 250 mortes pela doença.

Em Manaus, é disponibilizado o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV que consiste no uso diário ou por demanda de medicação antirretroviral, combinando dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que evitam que a pessoa seja infectada pelo vírus. A estratégia reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo vírus.

A responsável técnica de HIV/Aids da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Gevep) da Semsa, Rita de Cássia de Jesus, destaca que o serviço é ofertado em quatro unidades da rede municipal.

Unidades de saúde com o serviço:

1 – Clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (zona Norte);

2 – Clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, s/nº, no Jorge Teixeira 3 (zona Leste);

3 – Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, localizada na rua Pico das Águas, 527, Nossa Senhora das Graças (zona Sul);

4 – Clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá, na rua Virgílio Ferreira, 112, Nova Esperança (zona Oeste).

Atualmente, a capital amazonense possui 1.367 usuários ativos no serviço preventivo à doença.

As pesquisas no âmbito de medicações que evitam a infecção pelo vírus HIV avançam. A pesquisadora adjunta da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Camila Bôtto, diz que a instituição médica realiza estudos para fortalecer os métodos preventivos contra a doença.

Circuito Rápido da Aids Avançada

O Circuito Rápido da Aids Avançada é um projeto inovador que busca agilizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da Aids.

Através de estratégias de testagem rápida e acompanhamento médico especializado, o programa tem como objetivo identificar precocemente a infecção pelo HIV e oferecer cuidado abrangente às pessoas em estágio avançado da doença.

Doença

Aids é a Síndrome de Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

O vírus causador da Aids é transmitido por meio relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas com pessoa que possua o HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, de mãe soropositiva durante a gestação.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *