Portal Você Online

Manaus tem um terço de chuvas previstas para Março na terça-feira de Carnaval

Com volume de chuva de 109,6 milímetros, Defesa Civil registra 32 ocorrências ontem (4). A previsão para este mês é de 320,9

Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h para Manaus

O temporal que desabou nesta terça-feira (4) em Manaus e provocou desmoronamentos e alagamentos na cidade, representou um volume de chuva equivalente a mais de um terço do previsto para o mês inteiro, de acordo com a Defesa Civil do município, que atendeu 32 ocorrências durante o dia. Até às 21h, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Avenida Recife, registrou 109,6 milímetros de precipitação, 34,15% dos 320,9 milímetros de previsão para março.

Em diferentes pontos da cidade foram registrados 17 alagamentos, nove na zona Leste, dois na zona Sul, dois na zona Oeste, dois na zona Norte e dois na zona Centro-Oeste. Houve desabamento na zona Sul, três de muros, e também foram registrados cinco deslizamentos de barranco – um na zona Norte, dois na zona Leste, um na zona Sul e um na zona Oeste -, além de cinco desabamentos de casas.

O prefeito em exercício e secretário de Obras, Renato Junior, acompanhou a situação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na noite desta terça-feira (4), monitorando em tempo real as imagens das câmeras de vigilância instaladas na capital.

Após avaliar os pontos mais críticos, ele seguiu para o bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul, onde o desabamento do muro de uma residência atingiu dois veículos e deixou um homem ferido. O morador sofreu fraturas e foi encaminhado para atendimento médico, enquanto as equipes da prefeitura prestam assistência às famílias e removeram os escombros.

“Temos nossas equipes em prontidão em vários pontos da cidade para dar suporte à Defesa Civil, Guarda Municipal e demais órgãos municipais. A chuva já começa a diminuir, mas as equipes continuam atuando para minimizar os impactos e prestar assistência às pessoas afetadas”, disse o prefeito em exercício.

A prefeitura mobilizou equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Limpeza Pública (Semulsp), Defesa Civil e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Uma retroescavadeira foi enviada para realizar a remoção dos entulhos e liberar a via, enquanto os técnicos avaliam a estrutura remanescente para evitar novos riscos.

A Defesa Civil reforça que os manauaras devem acompanhar as informações meteorológicas e adotar medidas preventivas para evitar acidentes. A prefeitura orienta os moradores a ficarem atentos às condições de suas residências, especialmente em áreas de encosta, e acionarem a Defesa Civil pelo número alternativo (92) 98802-3547 em caso de qualquer risco iminente.

A normal climatológica é a média das chuvas registradas ao longo de, pelo menos, 30 anos para o mês de março. Esse índice serve como referência para avaliar se a precipitação está dentro do esperado. Quando o acumulado mensal fica muito acima desse valor é caracterizada uma anomalia positiva; se fica muito abaixo, uma anomalia negativa.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva forte ontem (4) na cidade, Por volta das 19h, quando já havia mais de três horas de temporal, o órgão informou para chuvas intensas (perigo) para Manaus, mesmo após as precipitações na capital amazonense.

Até as 10h desta Quarta-Feira de Cinzas (5), o instituto prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *