Comitê de Crise, coordenado pela Polícia Federal no Amazonas, divulgou nota oficial hoje de manhã, informando que não procedem as informações da esposa de Dom Phillips

A mulher do jornalista inglês colaborador do The Guardian, Dom Philips, Alessandra Sampaio, disse no início da manhã desta segunda-feira (13), que os corpos do seu marido e do indigenista da Funai, Bruno Araújo Pereira, foram encontrados mortos. A Polícia Federal nega a informação.
Segundo Alessandra, a Polícia Federal ligou confirmando a informação e afirmando que os corpos serão enviados para para perícia em Brasília.
Segundo o G1, a embaixada Britânica em Brasília já comunicou a família de Phillips que o corpo foi encontrado.
O jornal inglês The Guardian informou na primeira pagina de hoje que os corpos foram encontrados amarrados em uma árvore durante as buscas.
“Dois corpos encontrados nas buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira no Brasil”, diz a chamada de notícia urgente, de última hora – breaking news – do The Guardian.

Autoridades negam
Em Manaus, o secretário da Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur, não confirmou a informação e disse que aguarda informações oficiais para emitir um comunicado sobre o caso.
O governador do Amazonas, Wilson LIma, também não confirmou e disse que todas as informações serão dadas pela Polícia Federal.
Ainda pela manhã de hoje, o procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliésio Marubo, que está em Atalaia do Norte, onde se concentram as buscas, também não confirmou o encontro dos corpos.
Já o Comitê de Crise, coordenado pela Polícia Federal/AM divulgou nota oficial nesta manhã, informando que não procedem as informações de que os corpos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips foram encontrados.
Segundo a nota (leia abaixo na íntegra), foram encontrados “materiais biológicos” que ainda vão passar por perícia para confirmar a identidade ou não dos desaparecidos.
Saiba mais
Na noite de ontem (12), a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas confirmou que objetos pessoais encontrados pelas equipes na região onde se concentraram as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Araújo Pereira, eram dos dois desaparecidos desde o último dia 5 no Vale do Javari, no extremo oeste do estado, na divisa com o Peru – a 1.136 km de Manaus.
Em nota distribuída pela PF, em nome do gabinete de crise instalado na superintendência do órgão na capital amazonense, foi divulgada uma lista de pertences dos dois procurados.
As equipes de buscas encontraram um cartão de saúde em nome de Bruno Pereira, uma calça preta, um chinelo preto e um par de botas também pertecentes ao indigenista e outro de Dom Phillips, além de uma mochila com roupas do jornalista Dom Phillips.