Portal Você Online

Negociações fracassam e boicote ao Facebook começa hoje

Mark Zuckerberg foi desencorajado a remover posts de Donald Trump ...
Zuckerber: reuniões frustradas e sinais de prejuízo pela frente

Os anúncios de mais de 400 marcas, incluindo Coca-Cola e Starbucks, devem desaparecer do Facebook nesta quarta-feira (1), após o fracasso das negociações de última hora para impedir um boicote ao discurso de ódio na rede social.

Grupos de direitos civis dos EUA convocaram as multinacionais para ajudar a pressionar o Facebook a tomar medidas concretas para bloquear o discurso de ódio após a morte de George Floyd por policiais.

O staff da empresa esteve reunido com as principais agências de anunciantes para tentar apagar o incêndio e reverter a situação, mas as negociações não avançaram.

Altos executivos do grupo como a vice-presidente de Negócios Globais, Carolyn Everson, e Neil Potts, diretor de Políticas Públicas, participaram ontem (30) de duas reuniões com anunciantes, véspera do boicote planejado para um mês, em vão.

— As coisas simplesmente não estão andando — disse um executivo de uma grande agência de publicidade que participou das conversas.

O cofundador e diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, concordou em se reunir com os organizadores do boicote, disse uma porta-voz da empresa.

Grupos de direitos civis dos EUA, incluindo a Liga Antidifamação, NAACP e Color of Change começaram a campanha “Stop Hate for Profit” após a morte de Floyd.

Os grupos apresentaram dez demandas ao Facebook, incluindo permitir que pessoas que sofrem assédio severo falem com um funcionário da rede social  e reembolsar as marcas cujos anúncios são exibidos ao lado de conteúdo ofensivo (mesmo removido posteriormente).

O Facebook informou no início desta semana que se submeteria a uma auditoria de seus controles de incitação ao ódio, acrescentando planos para rotular conteúdo que violasse suas políticas, seguindo práticas semelhantes em outras plataformas de mídia social, como o Twitter.

Um representante da agência de publicidade digital que participou do encontro de ontem disse que os executivos do Facebook apenas se referiram repetidamente à auditoria, sem oferecer concessões adicionais.

Os executivos do Facebook afirmaram ter entrado em contato com altos executivos, membros do conselho e diretores de marketing dos principais anunciantes para convencê-los do boicote, disseram à Reuters duas pessoas informadas sobre as discussões.

Boicote será um teste

O boicote será um teste para os anunciantes sobre como alcançar bilhões de consumidores sem depender da maior plataforma de mídia social do mundo, disse um executivo de uma grande agência de publicidade.

As empresas que veiculam anúncios para promover sua imagem de marca em vez de fazer vendas diretas são menos dependentes do Facebook. Muitas delas, incluindo os anunciantes multinacionais que aderiram ao boicote, começarão a planejar como podem alcançar os mesmos objetivos sem o Facebook, disse o executivo.

Para a gigante das mídas sociais, é improvável que o boicote tenha um grande impacto financeiro. Ccem principais marcas presentes no Facebook em 2019 provavelmente geraram apenas 6% do total de US$ 70 bilhões em receita anual da rede, de acordo com uma pesquisa da Morningstar citando dados da Pathmatics, que mede a maioria dos tipos de publicidade na plataforma.

O Facebook disse no ano passado que seus cem principais anunciantes representavam menos de 20% da receita total de anúncios.

As notícias do boicote acabaram com US$ 56 bilhões do valor de mercado do Facebook, após uma queda de 8% em suas ações na sexta-feira. Mas as ações se recuperaram 3% na terça-feira e estão sendo negociadas com alta de 8% no acumulado do ano.

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, pediu na semana passada para se reunir com os organizadores da campanha, juntamente com o diretor de produtos Chris Cox, amigo de longa data de Zuckerberg que voltou ao Facebook este mês depois de sair da empresa no ano passado.

(Com a agência Reuters e Globo)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *