Jornal de New York destaca que a capital do Amazonas é um dos melhores lugares turísticos para viajar pela beleza natural e gastronomia regional com base na culinária tradicional indígena

O jornal norte-americano The News York Times elegeu os 52 melhores destinos para se visitar em 2023 em todo o planeta e o Brasil não ficou de fora da lista. Manaus e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foram eleitos nas 41° 11° posições, respectivamente. O primeiro lugar ficou com Londres, na Inglaterra, destacando a oportunidade de conferir a coroação do rei Charles III pessoalmente, além do novo aeroporto e os monumentos pré-históricos.
A lista traz uma reflexão sobre a recuperação do setor turístico neste momento pós-pandêmico, e enfatiza o desejo dos turistas por experiências, levando em consideração custo-benefício e, ainda, o sentimento de exclusividade.
A capital amazonense, tida também como da Amazônia brasileira, se destaca para o The New York Times, entre outras coisas pela gastronomia, pelos ingredientes amazônicos usados na culinária de origem indígenas como tacacá, tucupi, jambu.

“Você pode saborear cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa”, recomenda o jornal americano, sem citar outros pratos típicos como pirarucu à casaca uma outra iguaria da cidade.
Para quem gosta de experiências culinárias, o jornal indica restaurantes indígenas como o Banzeiro, que usa técnicas ancestrais, além de outros estabelecimentos como o Biatuwi, onde são servidos pratos como formigas com sabor de capim-limão.
“restaurantes estrelados de São Paulo usam ingredientes amazônicos para parecerem exóticos, mas em Manaus pode-se saborear cabaças fumegantes de tacacá em barracas na frente do Teatro Amazonas”, destaca o jornal novaiorquino.

“Manaus é um dos maiores destinos turísticos no Brasil. Aqui temos um dos maiores biomas e uma gastronomia exótica, que carrega uma identidade muito forte, além de afetividade, sabores e saberes oriundos da floresta amazônica”, comentou o prefeito de Manaus, em exercício, Marcos Rotta.
A lista do New York Times traz, logo depois de Londres no primeiro lugar, os seguintes destinos em seu ranking: Morioka (Japão), Monument Valley (EUA), Kilmartin Glen (Escócia), Auckland (Nova Zelândia), Palm Springs (EUA), Kangaroo Island (Austrália), Vale do rio Vjosa (Albânia), Accra (Gana) e Tromso (Noruega).
Veja a lista completa
- Londres, Inglaterra
- Morioka, Japão
- Monument Valley, Estados Unidos
- Kilmartin Glen, Escócia
- Auckland, Nova Zelândia
- Palm Springs, Estados Unidos
- Ilha Kangaroo, Austrália
- Rio Vjosa, Grécia e Albânia
- Acra, Gana
- Tromso, Noruega
- Lençóis Maranhenses, Brasil
- Butão, Ásia
- Kerala, Índia
- Greenville, Estados Unidos
- Tucson, Estados Unidos
- Martinique, França
- Deserto do Namibe, África
- Alaska Railroad, Estados Unidos
- Fukuoka, Japão
- Flores, Indonésia
- Guadalajara, México
- Tassili n’Ajjer, Argélia
- Cachétia, Estados Unidos
- Nimes, França
- Ha Giang, Vietnã
- Salalah, Omã
- Cuba
- Odense, Dinamarca
- Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, Austrália
- Boquete, Panamá
- Tarragona, Espanha
- Charleston, Estados Unidos
- Cayos Cochinos, Honduras
- Burgundy Beer Trail, França
- Istambul, Turquia
- Taipé, Taiwan
- El Poblado, Colômbia
- Lausanne, Suíça
- Methana, Grécia
- Louisville, Estados Unidos
- Manaus, Brasil
- Vilnius, Lituânia
- Macon, Estados Unidos
- Madrid, Espanha
- Grand Junction, Estados Unidos
- La Guajira, Colômbia
- Bergamo and Brescia, Itália
- American Prairie, Estados Unidos
- Eastern Townships, Canadá
- New Haven, Estados Unidos
- Black Hills, Estados Unidos
- Sarajevo, Bósnia e Herzegovina