Os eleitores do Amazonas, pela segunda eleição consecutiva, vão votar em horários diferentes por conta de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que unificou a votação pelo horário de Brasília, que estabelece a abertura das zonas eleitorais para às 8h e o fechamento às 17h.
Com a medida, eleitores de Manaus e mais 50 municípios do Estado, cujos horários são definidos pelo fuso horário GMT -4 (uma hora menos que Brasília e quatro horas menos que a do meridiano de Greenwich, na Inglaterra ), irão às urnas entre 7h e 16h.
Em outros 11 municípios, cujo horário segue o fuso GMT -5 (duas horas menos que Brasília e cinco a menos que Greenwich), a votação ocorrerá entre 6h e 15h, portanto o eleitor terá de acordar mais cedo, porém com a vantagem de conhecer o resultado igualmente mais cedo.
“Existem quatro fusos horários no Brasil, que são GMT -2 (seguido por algumas ilhas litorâneas do Nordeste), GMT -3 (conhecido como horário de Brasília, a hora oficial do País), GMT -4 (uma hora menos que Brasília) e GMT -5, duas horas a menos que Brasília e que atinge a faixa Oeste do Amazonas e Acre”, explica o TSE na decisão de 2021.
Como o país está localizado inteiramente no hemisfério ocidental, ou Oeste, todos os seus horários se encontram atrasados em relação à zona inicial, que tem como centro o Meridiano de Greenwich (GMT).
Veja os 11 municípios em que a votação começa às 6h:
- Amaturá;
- Atalaia do Norte;
- Benjamin Constant;
- Eirunepé;
- Envira;
- Guajará;
- Ipixuna;
- Itamarati;
- Jutaí;
- Tabatinga;
- São Paulo de Olivença.