Portal Você Online

Saiba os serviços essenciais estaduais e municipais que funcionam nesse feriado de segunda-feira

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus manterão os serviços essenciais funcionando durante o feriado do Dia da Consciência Negra, que acontece na próxima segunda-feira (20), prolongando o fim de semana dos amazonenses. 

Advertisement

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estarão com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionando por meio do número 192, prontos-socorros, hospitais e unidades de saúde em regime de plantão, como a Maternidade Doutor Moura Tapajóz, no bairro da Compensa, na zona Oeste.

Estarão funcionando os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Advertisement

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas não funcionarão na segunda-feira (20).

Os usuários que precisarem dos serviços da rede de atenção básica podem ir até a clínica de saúde da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, no bairro Lago Azul, zona Norte, no horário das 8h às 18h.

A unidade disponibilizará vacinas do calendário básico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg).

Outro serviço, que funcionará das 8h às 18h, é o Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo), por meio do número (92) 98842-8437.

Feiras

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa que, no feriado da Consciência Negra, as principais feiras abastecedoras e mercados vão funcionar, das 6h às 12h, horário reduzido de funcionamento.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, estará aberto das 6h às 12h.

As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionam das 4h às 12h. A feira municipal do Produtor, da zona Leste, abre as portas das 4h às 12h. A feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul, recebe o público das 4h às 13h. Já o tablado do peixe, na mesma feira, funciona das 18h às 6h do dia 20 de novembro.

Galerias Populares e Shopping Phelippe Daou

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informa que o shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e as galerias populares Espírito Santo e Remédios, no Centro, funcionarão das 8h às 14h.

Segurança

Na segurança, funcionam as centrais de flagrantes da Polícia Civil dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

As Unidades Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime, apenas para registro de ocorrências relacionadas às suas áreas. 

As ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181.

O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

Detran-AM

Detran-AM As operações regulares do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) não vão funcionar, na segunda-feira (20), sendo retomadas na terça-feira (21).

As fiscalizações de trânsito permanecem normalmente. Cidadania Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h durante a semana inteira.

Os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) não vão funcionar no dia 20 de novembro. As cozinhas populares e restaurantes do programa Prato Cheio, administradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) não funcionarão, mas retornam normalmente com os atendimentos na terça-feira (21).

Os Centros de Convivência também não terão expediente no dia 20 de novembro. Educação Escolas da rede estadual da capital não terão aulas durante os períodos matutino, vespertino e noturno, assim como as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) e Centro Estaduais de Tempo Integral (CETI) no dia 20 de novembro.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *