Neste sábado (20), dois representantes do Amazonas estreiam em competições nacionais. O Amazonas FC inicia a tão aguardada jornada na Série B do Brasileirão contra o Sport Recife, na Arena da Amazônia. E em Barueri (SP), o lutador Danilo Campos representa o estado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Danilo Campos tem 23 anos e começou no Jiu-Jitsu ainda criança, com oito anos de idade. Mas foi somente no ano passado que ele começou a lutar profissionalmente. O atleta já conquistou mais de 23 medalhas em competições da modalidade, 13 delas de ouro.
Natural de Manaus, o lutador foi o vice-campeão na categoria dele, ano passado, do AJP Tour Belém Internacional Jiu-Jitsu Championship. Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), o evento nacional ocorrerá de 20 a 28 de abril.
Também no sábado, o Amazonas FC faz sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Fundado em 2019, o time vive uma ascensão meteórica: Foi campeão da série B do Amazonense no ano de estreia. Em 2021, ficou em terceiro lugar na série A do Barezão e conquistou o acesso à Série D do Brasileirão. Em 2022, veio a vaga para a Série C. Em 2023, conquistou o título de campeão da Série C, após vencer o Brusque (SC).