
Uma nova lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada nesta terça-feira (7). A quinta edição, que inclui 636 pessoas com cidadanias de oito países, novamente não inclui cidadãos brasileiros. O novo rol de estrangeiros liberados para deixar o enclave inclui pessoas provenientes da Alemanha, Romênia, Ucrânia, Canadá, França, Moldávia, Filipinas e Reino Unido.
É a quarta vez consecutiva que brasileiros não são incluídos na lista. .A lista atual é publicada após dois dias consecutivos de espera por uma nova lista.
Conforme informou anteriormente o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) pessoas com dupla cidadania não cruzaram a fronteira com o Egito, através da passagem de Rafah, por dois dias seguidos.
A passagem de Rafah, por onde estrangeiros em Gaza têm deixado o enclave palestino, foi reaberta nesta segunda (6). Há a expectativa de que os brasileiros sejam autorizados a sair até esta quarta (8), mas com o fechamento da fronteira no último sábado (4), os planos podem mudar.
Ao todo, os estrangeiros totalizariam cerca de 7,5 mil pessoas em Gaza. O Egito estima que 500 pessoas cruzem a fronteira diariamente.


