Portal Você Online

Nova onda de calor: Manaus tem sensação de mais de 40ºC

Uma nova onda de calor mantém os termômetros 5ºC acima da média nos próximos dias, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas capitais afetadas, as temperaturas devem passar dos 30ºC nesta semana, chegando a mais de 40ºC, com o já ocorreu neste domingo (8), em Manaus quando em algumas regiões da cidade o aplicativo Selva, da Universidade do Amazonas, regitrou sensações térmicas de até 46ºC.

Em alguns bairros, entre meio-dia e 13h, registraram picos de temperatura como Tarumã, na zona Oeste e Parque Dez, na zona Centro-Sul da capital amazonense. Nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o aplicativo registrou 44°C , apesar dos termômetros oficiais do Inmet em Manaus marcarem 38ºC. “A sensação é de mais calor do que o real devido a umidade”, diz a meteorologia.

A umidade do ar nesta segunda-feira (9) é de 45%, ventos de 12km/h, visibilidade de 10 km no horizonte e qualidade do ar em torno de 80, numa escala que vai até 200, considreado moderado. Às 14h30, a temperatura marcava hoje 35ºC, com sensação térmica de 40ºC, segundo dados do Inmet.

Pelo país

As temperaturas sobem em diferentes cidades de oito estados. A onda de calor deve durar de três a cinco dias e vai atingir o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso e Rondônia. O alerta do Inmet se estende até quinta-feira (12).

Em São Paulo, temperatura pode chegar a 35ºC na sexta (13). Para hoje, o Climatempo prevê temperatura mínima de 19ºC e máxima de 33ºC na capital paulista. Os termômetros também ultrapassam os 30ºC em Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e Porto Velho ao longo da semana. Em Cuiabá, a temperatura máxima passa de 40ºC em todos os dias ao menos até sábado (14).

Boa parte da área afetada já está sob aviso de baixa umidade. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20% em regiões do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, além de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, de acordo com alerta emitido nesta segunda-feira (9). Há risco de incêndios florestais e à saúde, reforça o Inmet.

RECOMENDAÇÕES

Calor extremo afeta principalmente idosos, crianças e grávidas. Esses grupos tendem a ficar desidratados mais rapidamente e, por isso, devem redobrar a atenção em meio à onda de calor, segundo orientação da Defesa Civil de São Paulo. Pessoas com doenças crônicas também sofrem com as temperaturas elevadas.

VEJA OUTRAS RECOMENDAÇÕES:

  • Não passe muitas horas sem se alimentar, mesmo sem fome. Dê preferência a frutas, verduras e alimentos leves;
  • Mantenha-se hidratado e não substitua água por bebidas alcoólicas;
  • Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
  • Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h;
  • Evite a exposição excessiva ao sol, que pode causar mal-estar e insolação.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *