Portal Você Online

Nove barragens instaladas no Amazonas passam por fiscalização

Segundo informações repassadas neste domingo (10) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a fiscalização em nove barragens de mineração instaladas no município de Presidente Figueiredo, Região Metropolitana de Manaus, encerradas hoje, servirão de base para um relatório que deve ser apresentado posteriormente.

Licenças emitidas pelo próprio órgão e outras atividades exercidas pela Mineração Taboca também foram vistoriadas, além das oito barragens de mineração e aquela destinada à produção de energia elétrica para a empresa. As barragens estão instaladas na Vila do Pitinga e, de acordo com gerente executivo de sustentabilidade da empresa, Newton Viguetti, possuem estruturas diferentes das existentes em Mariana e Brumadinho.

A fiscalização do Ipaam acompanhou ainda o processo minerador feito no local. Entre as oito barragens de rejeito existentes no local, apenas uma – com altura de 35m -apresentou dano potencial associado alto. Porém, o Ipaam afimou que a estrutura possui laudo técnico que atesta a estabilidade da barragem.

Advertisement

Com o desastre ocorrido em Mariana, o Ipaam aumentou as fiscalizações. Com isso, as barragens de mineração no Amazonas saíram da categoria de alto risco para baixo.

“A visita já estava agendada antes da tragédia ocorrida em Brumadinho como rotina do órgão licenciador. Nossas equipes vistoriaram não apenas barragens, mas todo o processo minerador feito aqui. É importante para entendermos, principalmente, as diferenças da atividade mineradora no Amazonas e em Minas Gerais”, disse diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, por meio de assessoria.

As barragens instaladas na Vila do Pitinga são classificadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Mineração (ANM). Apesar disso, o Ipaam é responsável por licenciar e vistoriar as estruturas.

A Mina do Pitinga foi implantada em 1982 e as minas da região têm vida útil estimada em mais de 40 anos.

Relatórios nacionais

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que já solicitou da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) melhorias no fluxo de acesso a relatórios emitidos por agências federais sobre barragens.

“Fiz esta solicitação para que os estados possam ter melhor participação na atividade fiscalizadora e acompanhar estas atividades que são realizadas em nosso território”, disse em nota Eduardo Taveira, secretário estadual de Meio Ambie

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *