Segundo prefeitura, obras serão iniciadas nesta terça-feira (9).
O novo sistema viário da avenida Constantino Nery – anunciado na última semana – está orçado em mais de R$ 64 milhões. O lançamento das obras foi realizado na manhã desta segunda-feira (8) em um trecho entre os bairros Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul, e São Geraldo, na Zona Oeste de Manaus. No local, serão construídas duas passagens subterrâneas. Segundo a prefeitura, o prazo de entrega das obras é de 15 meses.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) ressaltou que, com a construção do complexo viário, será “desafogado” o fluxo de 11 mil veículos que trafegam na região durante horário de pico, nos turnos da manhã e tarde.
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (8), a prefeitura informou também que o sistema viário ocupará uma área de 35 mil metros quadrados e está orçado em R$ 64.382.984,90. O valor divulgado é oriundo de operação de crédito entre duas agências bancárias que repassam recursos à prefeitura por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou que – antes de construir o complexo – foi realizada uma quitação de dívidas de gestões anteriores, por isso houve uma “demora”.
“Não fizemos isso antes porque Manaus estava ‘quebrada’, estava na falência e isso nos prejudicou durante muito tempo. Agora, iremos fazer aquilo que é possível fazer. Reduzimos gastos, procuramos salvar os nossos recursos próprios”, disse.
A construção do complexo viário faz parte de um programa de obras que foi planejado pela prefeitura para comemorar os 350 anos da capital.
“A pessoa diz assim: ‘você poderia pegar esse dinheiro e cobrir de asfalto os bairros, fazer drenagem’. Nós iremos fazer isso. Temos dinheiro para asfaltar, fazer ponte e para fazer esse complexo viário. Nós não temos a opção de fazer o bairro e fazer esta obra, vamos fazer os dois”, completou.
O complexo
O projeto da prefeitura demonstra que uma nova pista irá interligar a Rua João Valério, no sentido Leste-Oeste, com a Avenida São Jorge, passando por baixo da Avenida Constantino Nery. Haverá uma bifurcação onde uma pista levará o tráfego de veículos no sentido bairro São Jorge e a outra fará uma curva à esquerda, levando o tráfego para a Avenida Constantino Nery, sentido Centro, passando pela Estação de Transferência, que será construída para atender ao transporte coletivo.
Além disso, a segunda intervenção sob a Av. Constantino Nery receberá o trânsito no sentido Oeste-Leste, interligando a Rua Pará com a Avenida São Jorge. As duas passagens subterrâneas desativarão sete semáforos que antes controlavam o tráfego de veículos nos dois cruzamentos.
O Secretário Municipal da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton de Aguiar, explicou que a primeira fase da obra consiste na cravação de estacas que formarão os muros das passagens subterrâneas, em paralelo à confecção das estruturas pré-moldadas em concreto na Avenida Constantino Nery.
“Será um estaqueamento secante, onde uma estaca estará dentro da outra – são quase 1 mil e 600 estacas e isso vai fazer com que dê um aceleramento na obra. Cravando as estacas, já vai ser a contenção. Pedi para montar um gabinete aqui, para acompanharmos diariamente o processo, para que se tenha o menor tempo e assim libere para o tráfego normal”, finalizou.