A fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas realizou a Operação Lei Seca em quatro bairros de Manaus neste final de semana para coibir a direção de motoristas bêbados nas ruas da capital amazonense durante as festas carnavalescas.
Durante as blitz foram registradas 275 autuações, sendo 47 delas pelo teste do bafômetro, e 33 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
“A nossa intenção é coibir a condução de veículos automotores sob o efeito de álcool, tendo em vista que tal combinação de álcool e direção resulta em um alto número de acidentes, lesões e mortes no trânsito, cujo índice tende aumentar no período carnavalesco”, explica o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz.
Tanto a medida administrativa quanto as penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir, por 12 meses, são as mesmas, com multa no valor de R$ 2.934,70.
Para o motorista que reincidir nas infrações de dirigir sob efeito de álcool ou recusa, a multa é em dobro, R$ 5.869,40, em caso de reincidência no período de até 12 meses.
O coordenador adjunto da Fiscalização do Detran-AM, capitão Therson, afirma que ao longo do período carnavalesco, a instituição irá intensificar suas ações tanto na capital quanto no interior do Estado.
“Nós vamos ocupar todas as zonas de Manaus, bem como as cidades do interior nos quais contamos também com agentes preparados para reduzir mortes no trânsito, diminuir os índices de acidentes, diminuir a sobrecarga do sistema de saúde e tudo isso para o bem estar da população”, reforça.
Sambódromo
Já no desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, ainda na noite do último sábado, a equipe de Educação Para o Trânsito do Detran-AM marcou presença distribuindo ventarolas com mensagens de conscientização aos foliões.
Segundo Luciane d’Oran, da equipe de Educação, a ação teve por objetivo levar informação, passar uma mensagem de conscientização e, principalmente, alertar a todos sobre a combinação perigosa entre álcool e direção. “Queremos lembrar que as pessoas podem e devem se divertir, mas só não podem beber e dirigir. Consciência é muito importante no Carnaval. Para que tudo termine bem e todos possam voltar em paz para suas casas”, finaliza ela.