Portal Você Online

PC-AM orienta foliões para não serem roubados ou furtados; confira

Devido à grande movimentação nos blocos e bandas de carnaval de Manaus, os foliões precisam ter cautela com os seus pertences, para que não sejam alvos de indivíduos que vão às festas para praticar roubos e furtos. Essa é a recomendação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para os brincantes do Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Amazonas.

Conforme o delegado Jander Mafra, titular do 10° Distrito Integrado de Polícia (DIP), as pessoas precisam ter atenção ao seu redor, pois os infratores nunca agem só, eles estão sempre em grupo para executar os roubos e furtos.

Advertisement

“Uma das recomendações é que os foliões andem com pochetes, de preferência por debaixo da roupa. Nela, por exemplo, você deixa o dinheiro, celular e documentos. Desta a forma, a pessoa, cujo intuito é cometer o delito, se encontrará impossibilitada de praticar a ação, devido ao não contato visual com seus pertences”, disse.

O delegado também salientou em relação a roubos que ocorrem, normalmente, quando a

 pessoa se desloca de um local para outro sozinho. Quando, por exemplo, a pessoa se dirige ao seu veículo, que geralmente está estacionado distante da multidão, e o autor se aproveita da vulnerabilidade da pessoa para cometer a prática delituosa.

“Ao se distanciar do ciclo de amigos, o importante é estar atento aos detalhes em sua volta. Os criminosos sempre estão de olho em tudo, procurando o momento oportuno para praticar a ação. Se a pessoa chegou em seu veículo, deve ter bastante atenção ao sair ou entrar no automóvel para não ser vítima de roubo”, reforçou.

Jander Mafra reforçou, também, que é importante que a pessoa não reaja, em hipótese alguma, a este tipo de ação criminosa, pois os objeto e pertences podem ser devolvidos após o registro de Boletim de ocorrência (BO), que deve ser feito logo em seguida ao ocorrido.

“A importância de registrar o BO é o respaldo que a vítima tem sobre o que ocorreu, mas principalmente, em relação às investigações para reaver o objeto ou pertences que tenham sido subtraídos, sejam eles de grande ou pequeno valor, podendo assim aquele bem retornar para as mãos do legítimo dono”, falou.

Denúncias

Caso seja vítima de algum roubo ou furto em festas de carnaval, a vítima deve procurar, imediatamente, a guarnição da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) mais próxima e comunicar o ocorrido.

As denúncias também podem ser feitas na unidade policial da Polícia Civil mais próxima do local do fato.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *