Portal Você Online

Operações da polícia apreendem 1 tonelada de maconha avaliada em R$2 milhões no Amazonas

Três operações policiais desencadeadas em 24 horas pela Polícia Civil do Amazonas desarticularam o tráfico de drogas no estado, retirando de circulação uma tonelada de maconha colombiana avaliada em R$ 2 milhões, pronta para ser distribuída para as bocas-de-fumo de Manaus e o restante do país. Um fuzil, um jet-ski, carros e um baco de pesca também foram aprendidos, além da prisão de 14 traficantes.

Os departamentos de Repressão a Entorpecentes (Denarc) e de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), apoiados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) atuaram nos municípios amazonenses de Tefé, Coari, Iranduba e Manaus, em operações isoladas capturando a droga transportada e armazenada pelos traficantes.

A maconha, cultivada em países vizinhos, entra no Brasil pela tríplice fronteira com a Colômbia e o Peru, transportada na rota do Rio Solimões, com passagens por Tabatinga, Japurá e Anamã até os municípios de Novo Airão, Iranduba e Manacapuru, próximos a capital, com ligação por estrada.

Na quarta-feira (15), agentes do Denarc interceptaram um barco pesqueiro no Rio Amazonas, na altura de Tefé – 535 km de Manaus – e capturam seis tripulantes e 600 kg de maconha, que vinha de Japurá em direção a Manacapuru, na Região Metropolitana da capital amazonense – 80 km por estrada, que seria o destino final.

Ainda na quarta-feira (15), homens do DRCO prenderam sete integrantes de um esquema que armazenava 634 kg de de maconha em Manaus e Iranduba, distante 35 km por rodovia. Com o grupo, a polícia encontrou um fuzil 556, carros e um jet-ski.

De acordo com o diretor do DRCO, delegado Mário Paulo, a quadrilha traficava a droga pelos rios da região, usando o Tarumã, na Zona Oeste da capital amazonense, que é banhada pelo Rio Tarumã-Açu, um afluente do Rio Negro.

“Ao longo da operação, constatamos que haviam integrantes do grupo criminoso em um sítio no Tarumã, ocasião em que nos deslocamos ao local e apreendemos quatro carros utilizados para buscar as drogas em embarcações, e levar para o sítio”, informou. Ainda segundo ele, um fuzil foi achado em um dos carros apreendidos.

Maconha em cilindros de oxigênio

Na Base Arpão, baseada no Rio Solimões, em Coari – 360 km de Manaus -, policiais militares apreenderam 60 kg maconha durante fiscalização de rotina no barco de passageiros Deus de Aliança IV, que vinha de Jutaí, e prenderam o responsável pela droga.

A maconha só foi encontrada com a ajuda da cadela farejadora da Companhia de Cães da PM, Havana, que identificou o entorpecente escondido em cilindros de oxigênio. Foi preciso usar maçaricos para abrir os tubos para retirar a droga

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *