Portal Você Online

Polícia do Amazonas apreende 350 kg de maconha colombiana enterrada em ilha

Policiais militares da Companhia de Operações Especiais da PM do Amazonas (COE) apreenderam neste final de semana 350 kg de maconha colombiana, enterrados em uma ilha do arquipélago de Anavilhanas, no município de Novo Airão – a 200 km por estrada de Manaus, capital do Amazonas.

A ação do COE faz parte da ‘Operação Hórus’, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em parceria com o Governo Federal, que monitora a rota do tráfico internacional pelos rios Solimões e Negro.

A maconha foi encontrada durante patrulhamento pelo COE. De acordo com o comandante da companhia da PM, capitão Ladislau Neto, a droga é oriunda da Colômbia, que utilizaria o rio Negro como rota fluvial. “Ninguém foi preso até o momento, mas as investigações continuarão para identificar suspeitos”, informou.

Advertisement

“A tropa fica permanentemente fazendo patrulhamento fluvial tanto no rio Negro como no Solimões. No dia 4 de outubro, apreendemos uma tonelada em apoio da Polícia Federal. Isso foi no Solimões, e como o rio Negro é uma rota, temos equipe levantando tanto na parte de inteligência como no patrulhamento”, explicou Neto, reforçando também o traalho da Base Arpão, em Coari (360 km de Manaus), no Médio Solimões, no combate ao tráfico.

“Essa droga veio da Colômbia e eles utilizam os rios, praticamente os ‘furam’, para desviar da Base Arpão. É um projeto do governo estadual fazer outra Base Arpão no rio Negro, que vai ser muito importante esse patrulhamento, essa fiscalização. Acredito que por isso essas apreensões vêm aumentando significativamente”, avaliou o comandante.

Os entorpecentes apreendidos em Novo Airão serão encaminhados para a Polícia Federal.

Operação Hórus

A Operação Hórus, coordenada pela SSP-AM em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) tem um efetivo que atua nas divisas, fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão e cidade de Tabatinga (a 1.108 km da capital), localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.

Denúncias podem ser realizadas pelo número 181. Não há registro do telefone do denunciante. Outra forma de repassar informações é por meio do site www.ssp.am.gov.br.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *