Polo de Manaus produz mais de 230 mil bicicletas nos primeiros 4 meses do ano

Fabricantes do PIM registram crescimento de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado

Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo aponta que as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 230.689 unidades nos quatro primeiros meses deste ano. Esse volume é 3,8% superior às 222.183 bicicletas que saíram das linhas de montagem no mesmo período do ano passado.

Em abril, foram fabricadas 47.670 bicicletas, o que representa queda de 17,6% na comparação com março (57.870 unidades) e de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado (51.281 bicicletas). 

O vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, explica que a queda no volume produtivo em abril ocorreu, pois, as unidades fabris readequaram seu mix de produção para atender à demanda do mercado.

“A procura por bicicletas de entrada tem apresentado queda desde o início do ano. Por outro lado, a busca por modelos de médio e alto preço tem aumentado fortemente. Por isso, readequamos as linhas de produção para atender à demanda. Mas é importante destacar que continuamos impactados pelos atrasos no fornecimento de peças e componentes”, afirma.

De acordo com o executivo, a situação deve persistir pelo menos até o final do primeiro semestre. “Até junho, ainda vamos enfrentar desafios na nossa cadeia produtiva e de logística. O fortalecimento da produção deve ocorrer a partir do segundo semestre, quando há também um período sazonal de crescimento nas vendas”, completa.

Na avaliação de Gazola, a procura por bicicletas segue tendência de alta. “Muitos brasileiros adquiriram o hábito de pedalar durante a pandemia e agora incorporaram essa prática no seu dia a dia. A bicicleta é um meio de transporte ecologicamente amigável e que proporciona uma melhor qualidade de vida”, diz.

Produção por categoria

A bicicleta elétrica foi a categoria que registrou maior crescimento percentual no primeiro quadrimestre. De janeiro a abril deste ano, foram fabricadas 3.146 unidades, alta de 19,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (2.637 unidades).

“As pessoas estão se interessando e adquirindo cada vez mais a bicicleta elétrica. É um meio de transporte que não polui e não pesa muito no bolso. O volume ainda é pequeno, cerca de 1,4% do total produzido, mas o crescimento demonstra uma tendência do mercado”, afirma.

Em números absolutos, a categoria mais produzida nos quatro primeiros meses do ano foi a Moutain Bike (MTB), com 149.716 unidades e 64,9% do volume total fabricado no Polo de Manaus.

A MTB também liderou a ranking de fabricação mensal. Em abril, foram produzidas 35.765 unidades, o que corresponde a 75% do total. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (10.202 unidades e 21,4% da produção), seguida pela Infantojuvenil (678 bicicletas e 1,4%).

Saiba mais

MOTOCICLETAS*BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 30 milhões
de unidades
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: 1,2 milhão de unidadesProdução anual: 2,5 milhões
de unidades**
6º maior produtor mundial4º maior produtor mundial

(*) Dados até fevereiro de 2022.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *