
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta quinta-feira (3), durante reinauguração da Policlínica José Antônio da Silva, no Monte das Oliveiras, na zona Norte, que as obras de construção do Hospital Municipal de Manaus começam em outubro próximo.
A unidade será um Hospital-Dia Municipal, voltada à realização de cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais de média complexidade.
Com ordem de serviço prevista para o fim outubro, o hospital representa o cumprimento de uma das principais promessas de campanha da atual gestão. A nova unidade será implantada no Parque Mosaico, zona Oeste, com uma estrutura moderna e funcional, voltada à redução das filas do SUS e à ampliação do acesso à saúde pública com mais agilidade e eficiência.
Com cerca de 3,5 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade contará com 20 leitos, três salas de cirurgia, duas salas de procedimentos como biópsias e exames de imagem, sala de recuperação pós-anestésica com quatro leitos, ambulatório com 10 consultórios, além de posto de enfermagem, farmácia, central de esterilização, cozinha, lavanderia e toda a estrutura de apoio.
A proposta é realizar cirurgias de catarata, pterígio, vesícula, hérnia, laqueadura, dermatológicas, ginecológicas e outras intervenções com grande demanda reprimida no sistema público.
“Estamos estruturando o Hospital-Dia para atender com resolutividade e segurança, desafogando a fila do Sisreg e permitindo que mais pessoas tenham acesso rápido a cirurgias que transformam vidas. É uma mudança de mentalidade e de modelo. Vamos operar com eficiência e acolhimento”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Funcionamento
O Hospital-Dia funcionará sob o modelo preconizado pelo Ministério da Saúde: uma unidade de regime intermediário entre internação e atendimento ambulatorial, com permanência de até 12 horas, ideal para procedimentos que não exigem internação prolongada.
Desde 2021, a Prefeitura de Manaus ampliou a cobertura da atenção primária de 47% para 92%, reformou e entregou mais de 100 unidades de saúde em toda a cidade e agora avança na consolidação da média complexidade. O Hospital-Dia simboliza essa nova etapa da política municipal de saúde, focada em resultado e humanização.
“Estamos saindo do discurso e entregando soluções concretas. O Hospital-Dia é um avanço histórico na rede municipal. Vamos continuar investindo para que cada manauara tenha acesso à saúde de qualidade, sem precisar esperar por meses por um procedimento que pode ser feito com dignidade e rapidez”, concluiu David Almeida.