O prefeito de Manaus, David Almeida conseguiu recursos de R$ 495 milhões do governo federal para a realização de quatro obras de mobilidade urbana na cidade. Ele esteve reunido com o presidente Lula, nesta terça-feira (13), em Brasília, e com parlamentares da bancada parlamentar amazonense.
Almeida disse que apresentou ao presidente Lula 12 projetos para a área de mobilidade urbana em Manaus, com quatro sendo selecionados para recebimento de aporte financeiro, com estimativa de serem iniciados a partir do segundo semestre de 2025.
Os projetos selecionados são:
- para as obras de interligação da Avenida Max Teixeira com a avenida do Futuro, entre os bairros Colônia Santo Antônio e Redenção;
- interligação da Avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles, no bairro Parque 10 de Novembro;
- melhoria do tráfego no viaduto entre as avenidas Constantino Nery e Darcy Vargas, no bairro Chapada;
- e obra do complexo viário da Arena da Amazônia, que dará maior fluidez no trânsito no trajeto entre o Terminal 1 até a barreira de fiscalização federal.
A previsão é que no primeiro semestre de 2025 ocorra a liberação de recursos, para posterior início da fase de licitação e, no segundo semestre, iniciar a etapa de execução das obras.
Solução de moradia
O prefeito David Almeida também recebeu sinalização do presidente da República referente a solução de moradia para aproximadamente 4.000 famílias da comunidade Coliseu, na zona Leste de Manaus.
As famílias receberão título definitivo das terras após a área ser repassada pela União para o município.
“O presidente vai assinar uma medida provisória passando as terras da comunidade Coliseu, na zona Leste da cidade, para o município de Manaus. Uma ação, conjuntamente com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), para que nós possamos fazer a titulação dessas terras. Quase 4.000 famílias serão beneficiadas com registro de imóveis e títulos definitivos”, explicou Almeida.
G20
O prefeito confirmou que irá participar da Cúpula do G20, entre os dias 14 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Almeida também informou que vai participar da visita a Manaus do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (17).