Nesta quinta-feira a Seminf realiza reparo emergencial no local para contenção de uma erosão lateral provocada pela chuva forte e assim garantir a estabilidade da área, evitando deslizamentos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou ontem, quarta-feira (21), vistoria técnica no viaduto Josué Cláudio de Souza, entre as avenidas Álvaro Maia – Boulevard Amazonas – e a Paraíba, em Adrianópolis. A equipe de técnicos descartou o risco de desabamento da estrutura.
A inspeção da Prefeitura de Manaus foi realizada após denúncias de vídeos na internet mostrando uma erosão numa das bases dos pilares que sustentam o viaduto. Os técnicos constataram que a enxurrada provocada pela chuva é lateral e que não existe o perigo de desabamento, com base nos termos da norma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Acompanharam a perícia no viaduto o subsecretário municipal de Obras Públicas, Madson Lino Rodrigues, o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, o superintendente da Seminf, Italo Oliveira e o professor doutor em Engenharia de Cálculo, Francisco Anastácio Cantizani.
“Analisando o equipamento, constatamos visualmente durante a vistoria que o viaduto não apresenta patologias como fissuras e trincas em nenhum componente estrutural do viaduto. O que aconteceu aqui trata-se da erosão do antigo talude localizado ao lado do viaduto, além de danos na escada hidráulica, localizada a cerca de oito metros de distância no mesmo terreno, que carreou praticamente todo o material oriundo do talude de contenção do barranco, formando essa erosão”, explicou Rodrigues.
Ainda segundo ele, moradores da área sem o conhecimento técnico gravaram as imagens e provocaram preocupação nos motoristas que passam pelo local.
“De de forma irresponsável espalharam inverdades assim que souberam da situação. Estamos aqui para dizer que todos podem ficar despreocupados, pois jamais colocaríamos em risco a população”, reafirmou o subsecretário.
Nesta quinta-feira (22), a Seminf vai atuar de forma emergencial no local, realizando a contenção do talude, para garantir a estabilidade da área, evitando deslizamentos ou outros acidentes que possam interferir na região e na vida da população.
Ainda de acordo com Rodrigues, cabe ressaltar, que a área encontra-se mapeada pela Seminf, e está contemplada e licitada para receber as obras de contenção de erosão, conforme determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, de forma a precaver a cidade de situações semelhantes, corriqueiras e urgentes.