Medidas de proteção do público nos eventos veta a entrada de garrafas de vidro, guarda-chuvas, facas, armas e outros equipamentos que possam colocar em risco os frequentadores
A segurança será reforçada nos três locai de Manaus onde serão realizadas as festas de Réveillon na cidade – Ponta Negra, Orla do Amarelinho, em Educandos e Shopping Phelippe Daou, na Zona Norte da capital amazonense. Portaria da Secretaria da Segurança Pública, que regula a realização de Grandes Eventos, implementa normas adotadas como a proibição de armas de fogo, armas brancas e materiais cortantes ou perfurantes.
Todos objetos que possam servir como ameaça ao público presente nos eventos, até como guarda-chuvas com hastes metálicas, hastes de bandeiras, tubos em aerossol (como desodorantes), seringas, entre outros, também estão proibidos.
Ainda de acordo com a normas da SSP-AM para grandes eventos não será permitida a entrada de garrafas ou quaisquer objetos de vidro. Só será liberada a entrada de garrafas pet em quantidade para uso pessoal. Os objetos proibidos serão retidos na entrada sem devolução.
A partir das 17h desta sexta-feira (30), a praia será fechada para banho será proibido o ritual de oferendas para Iemanjá no rio, com a reabertura somente às 9h da manhã de domingo (1º), para garantir a segurança da população.
Objetos proibidos:
- armas de fogo;
- armas de arremesso;
- armas brancas;
- armas destinadas a projetar substâncias tóxicas, asfixiantes e corrosivas;
- materiais contundentes ou perfurocontundentes, cortantes ou perfurantes;
- guarda-chuvas com hastes metálicas;
- tubos de bandeiras em material contundente;
- substâncias ou engenhos explosivos ou pirotécnicos;
- tubos em aerossol contendo quaisquer substâncias;
- garrafas, copos, pratos, e quaisquer outros materiais de vidro e alumínio;
- dardos;
- martelos;
- seringas;
- extintores;
- capacetes;
- quaisquer materiais que venham ameaçar a segurança do público presente.
Programação
Com expectativa de público em torno de 100 mil pessoas, a Prefeitura de Manaus terá uma programação com mais de 30 atrações musicais em 40 horas de show nos palcos da Praia da Ponta Negra, na Orla do Amarelinho, no Educandos, e no Shopping Phelippe Daou, na Zona Norte.
Nesta sexta-feira (30), a programação começa a partir das 17h30 na Ponta Negra com apresentações de artistas locais com o cantor gospel Célio Costa e grupos musicais como a banda Atrium, banda Aliança, Felipe Netto, e a finalista do The Voice Kids 2021, Izabelle Ribeiro, entre outros.
No sábado (31), no palco da praia a festa começará às 18h com a Banda Cauxi Eletrizado. Às 19h se apresenta a bateria da escola de samba Aparecida. Às 20h10 a atração será a sambista Joyce Cândido subir, seguida de George Japa e Uendel Pinheiro.
Na virada, as apresentações artísticas darão uma pausa para o show piromusical, que reúne a beleza dos fogos de baixo ruído em sincronia com a emoção da música, com dez minutos de duração.
Já à 0h30, a atração nacional Simone Mendes subirá ao palco, abrindo oficialmente o ano de 2023 com muita música sertaneja.
Às 2h15, a Banda Official 80 fará uma participação especial e, na sequência, às 3h30, Guto Lima assumirá o comando da festa passando o comando às 4h45 para o cantor de pagode, Mikael, que encerrará os festejos. Nos intervalos, a DJ May Seven comandará os hits eletrônicos.
Amerelinho e Phelippe Daou
A festa do Réveillon de Manaus também acontece com queima de fogos e atrações artísticas no shopping Phelippe Daou, na Zona Norte, e na Orla do Amarelinho, no bairro Educandos, na Zona Sul.
No Educandos, 60 agentes atuarão na operação de trânsito. As interdições serão implantadas a partir das 6h da manhã de sábado (31), nos seguintes trechos:
Rua Amâncio de Miranda, no trecho entre a Rua Manoel Urbano e Boulevard Rio Negro; Boulevard Rio Negro, trecho entre a Rua Amâncio de Miranda e Leopoldo Peres; Rua Inocêncio de Araújo, trecho entre a Rua Manoel Urbano e Boulevard Rio Negro.
Os veículos que trafegam do Centro em direção ao bairro, após a ponte do Educandos, devem converter à direita para a Rua Amâncio de Miranda, seguindo à esquerda para a Rua Manoel Urbano e à esquerda na Inocêncio de Araújo, retornando em direção à ponte e ao Centro.
Já os veículos oriundos da área central em direção à Feira da Panair deverão seguir pela Rua Isabel e acessar a Avenida Lourenço da Silva Braga.
A Rua Manoel Urbano, trecho entre as ruas Amâncio de Miranda e Inocêncio de Araújo terão sentido único de circulação. A rua Inácio Guimarães também terá sentido único, em direção ao Centro.
Já no Réveillon do Shopping Phelippe Daou, 45 agentes de trânsito já atuam na área, desde às 7h de terça-feira (27). Como o evento será realizado na área interna do centro de compras, não haverá necessidade de interdição da Avenida Camapuã.
A avenida e a área da Rotatória do Produtor serão monitoradas por agentes de trânsito para que seja evitado o estacionamento em áreas proibidas a fim de manter a fluidez e a segurança na circulação de pedestres e veículos.