Portal Você Online

Presidente da FAF celebra abertura da Copa da Floresta 2024

Rozenza destaca: “O mais importante é levar esperança ao povo do interior”.

A Copa da Floresta 2024 começou! Nesta quarta-feira (5), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou, em Maués (município a 370 quilômetros de Manaus), a abertura da 2ª edição da maior competição de futebol não profissional da região Norte do Brasil. Com apoio da Prefeitura da Terra do Guaraná, a histórica cerimônia ocorreu no Estádio Manoel Baraúna Filho.

Advertisement

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, celebrou mais uma abertura histórica da Copa da Floresta e exaltou os inúmeros benefícios da competição, que continua alcançando conquistas e relevância a nível regional e nacional.

“Nunca na história do futebol amazonense tivemos uma estrutura desta magnitude. A FAF e a CBF seguem focadas em fortalecer o futebol do Amazonas mais profundo, do interior do estado. A Copa da Floresta não se resume aos gols, aos resultados e lances bonitos dentro de campo. Na Copa da Floresta o mais importante é a integração entre os homens e mulheres da floresta, o mais importante é levar esperança a esse povo que é quem defende, cuida e preserva nosso meio ambiente que é essencial para o mundo todo. Estou muito feliz por fazer parte de mais um relevante capítulo da história do futebol amazonense. Hoje, a capital do futebol amazonense é Maués”, assinalou.

Advertisement

A FAF levou à Terra do Guaraná, uma estrutura de ponta e inédita no interior do estado. Dentre outras novidades, o Estádio Manoel Baraúna Filho recebeu um telão e placas de publicidade de LED, dispositivo presente nos principais campeonatos do futebol brasileiro, como a Copa do Brasil e as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A 2ª edição da Copa da Floresta teve início com um espetáculo de valorização cultural e inclusão. Antes da bola rolar para a partida de abertura entre as seleções de Maués e Boa Vista do Ramos, jovens talentos da Terra do Guaraná levantaram o público presente com apresentações musicais e artísticas.

Em uma dessas apresentações, a gestão municipal de Maués mostrou como a atuação inclusiva da FAF tem colhido frutos e levado desenvolvimento social ao interior do Amazonas. No número musical, todos os pequenos artistas da Fanfarra do município estavam de óculos escuros, em um ato de inclusão a dois estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que fazem parte do grupo e usavam o equipamento de proteção, devido a sensibilidade ocular.

A Copa das Copas

Em 2024, a Copa da Floresta contará com a participação de 45 dos 62 municípios do estado do Amazonas. Além disso, 33 destes 45 municípios serão sedes da competição e receberão pelo menos um jogo da disputa. Ou seja, mais da metade das cidades do estado contarão com todos os benefícios de receber a única competição nortista de futebol não profissional chancelada pela entidade máxima do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Uma força tarefa do Staff da FAF, poder executivo municipal e Ligas Desportivas deixaram os estádios municipais dentro das legalidades para receber as partidas. O interior do Amazonas precisa e merece de eventos esportivos dessa magnitude.

Divididas em quatro regiões, as 45 seleções participantes lutarão, por meio de confrontos eliminatórios, para conquistar sua respectiva região e garantir uma vaga nas semifinais da competição. Assim como em 2023, a grande decisão da Copa da Floresta será realizada na casa da seleção de melhor campanha geral. Ou seja, o interior do estado mais uma vez será palco de um inédito espetáculo esportivo e social dos povos tradicionais amazônicos.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *