Portal Você Online

Programa social faz 7,2 mil atendimentos a população de Manaus

Consultas médicas e emissão de documentos estão entre os serviços prestados por mais de 40 órgãos estaduais

A 18ª edição do Programa Governo Presente prestou cerca de 7,2 mil atendimentos à população da zona sul de Manaus, no último sábado, (23), no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Bilíngue Gilberto Mestrinho, localizado no bairro de Educandos, zona sul de Manaus. No local, o Governo do Estado disponibilizou 148 tipos de serviços, como emissão de documentos, consultas médicas e orientação sobre crédito.

Com isso, já são mais de 87 mil atendimentos prestados pelo programa em 2024, conforme dados da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A UGPE coordena o Governo Presente ao lado da Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escola. O evento envolve 46 secretarias e órgãos estaduais.

A secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime, destacou a importância do Governo Presente para a comunidade. “Estamos muito satisfeitos em atender a população do bairro Educandos. Dessa vez, trouxemos novidades, como as carretas da saúde, com exames de mamografia e de ultrassom, e a de tomografia, cumprindo o objetivo, que é aproximar ainda mais esses serviços da população”, afirmou.

Nádia Peres, moradora da zona central, aproveitou a oportunidade para buscar atendimento médico e tirar uma nova identidade. “O atendimento está sendo muito rápido e estamos sendo bem atendidos. É uma programação excelente. Essa é a primeira vez que participo, e estou muito satisfeita com a agilidade e a qualidade do atendimento”, disse.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.364 atendimentos, com médicos especialistas – oftalmologista, ginecologista, endocrinologista, cardiologista e clínico geral – e realização de exames, como aferição da pressão arterial e glicemia, além de ultrassonografias, mamografias e tomografias sem contraste.

A funcionária pública Maria Martins Moreira Brito também buscou atendimento com ortopedista e oftalmologista. “O atendimento foi excelente, realmente 100%. Fiquei muito satisfeita e, agora, vou providenciar todos os meus exames. Vou passar com ortopedista, pois estou com problema no joelho, e também vou renovar minha consulta com o oftalmologista”, declarou.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) fez uma mobilização pelo Dia D de Combate à Dengue, com o objetivo de reforçar a prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e, também, de Zika e Chikungunya. Também realizou 432 testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu 144 castrações solidárias, por meio do Castramóvel, para cães e gatos, além de 94 agendamentos para esse serviço. Raiane Carolline, estudante universitária, destacou a importância da castração solidária.

“Trouxe meu cachorro e meu gato para castrar, e estou achando o serviço excelente. A possibilidade de realizar a castração de forma gratuita é algo que facilita muito para a gente. Além disso, ajuda a prevenir o abandono de animais”, destacou.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), registrou 685 atendimentos, incluindo emissão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos desse serviço.

Aos que buscavam acesso ao crédito, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em colaboração com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), atendeu e cadastrou 45 mulheres empreendedoras nesta edição do Governo Presente, oferecendo crédito e orientação sobre suas linhas de financiamento por meio do programa Crédito Rosa.

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) promoveu o cadastro de empreendedores no Programa Crédito Solidário, enquanto a Secretaria de Trabalho (Setemp) realizou 93 atendimentos, como cadastros na Rede Sine, encaminhamentos para vagas de emprego, além de orientações sobre a emissão da Carteira de Trabalho Digital.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também esteve presente, com o projeto “Empreender no Envelhecer”, oferecendo linhas de crédito para idosos empreendedores, além de atender ao programa Crédito Inclusão, que disponibiliza crédito, em parceria com a Afeam, para pessoas com deficiência.

A Sejusc também realizou 315 atendimentos, como emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira Intermunicipal – Passe Legal, Declaração de Hipossuficiência, 2ª Via da Certidão de Nascimento e, ainda, o encaminhamento ao Cartório de Registro Civil, além do serviço Ponto de Atendimento Virtual (PAV) para a regularização de CPF. A Sejusc também fez atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos para mulheres e idosos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 200 atendimentos e entregou 150 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) do projeto “CNH Social” e 54 certificados dos cursos de Direção Defensiva e Monitor Escolar.

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) também esteve presente com a entrega de um novo benefício da campanha “Faça a Conta. Use GNV!”, de incentivo à conversão de carros para uso de gás natural veicular (GNV). No estande do órgão, a novidade foi a exposição de um carro convertido com o chamado Kit GNV, para interessados em obter melhores informações sobre a tecnologia.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar registrou 142 atendimentos, incluindo inscrições para aplicação das avaliações do Provão Eletrônico e o “Seduc Atende”, que inclui atualização cadastral e informações sobre os programas educacionais. Além disso, o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams) e a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) estavam presentes, fazendo atendimentos com psicólogos e assistentes sociais.

Setor Primário

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) entregou 100 kits de sementes, distribuiu material informativo sobre hortaliças, realizou inscrições para Carteiras do Produtor Rural e teve um estande para fornecer orientações e informações sobre como ter uma horta caseira em pequenos espaços.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) levou a Feira de Produtos Regionais, enquanto a ADS doou, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), cinco toneladas de peixes para três instituições de Manaus credenciadas no Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), beneficiando cerca de 2 mil famílias.

Habitação e Regularização Fundiária

A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) ofereceu 60 serviços de renegociação de dívidas habitacionais com o Refis 2024, que oferece até 100% de descontos em juros e multas, consulta de processos, emissão de segunda via de boleto, abertura e formalização de processos, termo de quitação e encaminhamento ao cartório, além de dúvidas e informações gerais dos programas e do Amazonas Meu Lar.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT) ofertou 38 atendimentos, como abertura de processos para títulos definitivos, e forneceu orientação e informações sobre os documentos necessários para solicitar a regularização fundiária de imóveis.

Bem-estar e lazer

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceu 389 serviços de corte de cabelo, massoterapia e esmaltação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) proporcionou atividades recreativas e lúdicas para o público infantil, além de oficinas de biojóias e da Feira de Economia Criativa.

Outros serviços

A Fundação Amazonprev realizou o censo previdenciário para servidores e ofereceu 61 serviços de consulta e emissão de documentos. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu copos de água para a população. O Procon-AM esteve presente para orientar consumidores e receber denúncias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *