Projeto-piloto alerta sobre desastres naturais no Amazonas

O projeto-piloto “Nowcasting” vai alertar a população do Amazonas sobre desastres naturais com até seis horas de antecedência. A ferramenta, importante para a segurança de famílias que moram em áreas de risco, será implantada pela Semseg (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social) e o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). O teste começou em julho de 2022 e deve continuar até o dia 25 de novembro.

Para realizar o cadastro e receber os alertas em tempo real, deve-se enviar uma mensagem pelo Whatsapp para o número (61) 2034-4611, canal oficial da Defesa Civil Nacional,  e informar nome, endereço e telefone.

O “Nowcasting” reúne as Defesas Civis Municipal e Estadual, Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Regional, Defesa Civil Nacional e Forças Armadas, que fornecem dados para emitir alertas.

De acordo com Fernando Júnior, secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, o sistema baseia-se em relatórios de precipitação, de relâmpagos e de velocidade do vento, dados importantes para elaborar o plano de contingência para o período chuvoso na capital.

Atualmente, a Defesa Civil do município já tem mais de 1.600 áreas de risco mapeadas. As famílias que residem nessas regiões, ao receberem o alerta de risco de deslizamento ou alagação, devem se retirar do local e buscar abrigo em locais mais seguros.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *