Portal Você Online

5G: 14 cidades amazonenses estão aptas a receber e outras 11 para implantação

Subiu para 14 o número de municípios do Amazonas aptos a receber o sinal 5G. A previsão estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) para a implantação do sinal é até julho de 2025.

Advertisement

Além dos 14 municípios aptos, 11 cidades do Amazonas estão com planejamento aprovado, ou seja, poderão receber o 5G em breve, segundo a agência.

A Anatel liberou o sinal no mês de fevereiro deste ano. Com a liberação, operadoras poderão solicitar o licenciamento e ativações de estações do sinal. Em Manaus, a ativação do 5G aconteceu em outubro de 2022.

Advertisement

O sinal 5G pode ser ativado em diferentes faixas de frequências para as quais as operadoras possuam autorização concedida pela Anatel.

Apesar disso, a principal frequência para a implantação do 5G é a de 3,5 GHz, principal objeto do chamado Leilão do 5G, realizado pela agência em 2021.

Veja a lista:

  • Manaus
  • Autazes
  • Careiro
  • Careiro da Várzea
  • Iranduba
  • Itacoatiara
  • Itapiranga
  • Manacapuru
  • Manaquiri
  • Novo Airão
  • Presidente Figueiredo
  • Rio Preto da Eva
  • Silves
  • Parintins

Outros 11 municípios do Amazonas poderão receber o sinal 5G em breve. São eles: Barcelos, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucurituba, Beruri, Codajás, Anori, Caapiranga e Anamã.

A liberação de cada município pode ser acompanhada pelo site da Anatel.

Cronograma

A Anatel explicou que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades.

Segundo a agência, há um cronograma de atendimento e instalação nas cidades com mais de 500 mil habitantes, até junho de 2025.

A instalação do 5G nas cidades também depende do planejamento individual de cada operadora.

Com relação à efetiva utilização da faixa de 3,5 GHz, somente Manaus já possui estações licenciadas. As prestadoras Vivo, Claro e Tim atendem a capital.

Previsão

Inicialmente, a previsão para as cidades era entre 2025 e 2026. No entanto, de acordo com as regras do Edital do 5G da Anatel, o início do uso poderá ser antecipado, caso as condições necessárias sejam atendidas.

Tim

Em nota, a operadora afirmou que, no Amazonas, a rede 5G da TIM está ativa em Manaus. A previsão é que novos municípios sejam contemplados com a tecnologia.

Sobre o sinal 5G, a operadora reforçou que, desde o mês de julho do ano passado, vem ativando comercialmente o sinal 5G em todo o país, seguindo o cronograma definido pela Anatel para a primeira fase de implantação da tecnologia, que contemplou todas as capitais brasileiras.

Vivo

Em nota, a operadora explicou que a expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas.

A Vivo disse, ainda, que o sinal 5G está ativo em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e que a operadora já começou a ativação em cidades com mais de 200 mil habitantes, totalizando até o momento 63 cidades.

Claro

Em nota, a Claro destacou que, no Amazonas, a operadora tem mais de 42% do mercado de telefonia móvel. Em Manaus, a operadora segue em fase de implantação da rede Claro 5G+.

Segundo a empresa, desde o lançamento da tecnologia na cidade, em outubro de 2022, a operadora ampliou a capacidade de rede e dobrou o número de bairros cobertos na capital.

A Claro disse, ainda, que ao longo do ano continuará expandindo a rede Claro 5G+, conforme o aumento da presença de terminais 5G e chegará gradativamente a outras áreas de Manaus e da região Norte.

Internet 5G

A internet 5G é 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais em funcionamento, além de oferecer maior velocidade, estabilidade e menor tempo de resposta. Em novembro de 2021, a Anatel realizou o leilão do 5G e movimentou R$ 47,2 bilhões.

A promessa é que o 5G traz mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduz o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *