A reforma e modernização da rodovia dos 250 km da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), vai promover o desenvolvimento econômico e levar benefícios diretos para cerca de sete municípios do interior do Amazonas, além de promover 10 mil novos empregos diretos e indiretos durante a obra, prevista para ser concluída em dois anos.
A execução da obra dos 250 km da estrada foi iniciada, na última quinta-feira (12), pelo governador Wilson Lima, em Manaus, que também esteve na cidade de Itacoatiara.
A AM-010 foi construída ainda no século XIX. Ela corta os municípios de Rio Preto da Eva, Silves e Itapiranga e também dá acesso municípios de Urucurituba, Urucará e São Sebastião do Uatumã. Há 40 anos ela não passava por uma reforma completa.
O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson de Souza, destacou a importância da AM-010 para impulsionar o escoamento de produtos com grande produção no município, entre eles a laranja, peixe, ovos, banana e abacaxi.
Ele explica que o município cortado pela AM-010 também receberá a instalação do distrito bioagroindustrial, com a previsão para implantar 150 agroindústrias.
“Isso irá alavancar o nosso desenvolvimento, porque teremos uma estrada segura para escoar toda essa produção que já existe e que vai crescer daqui para a frente. Parabéns, governador, por essa iniciativa, pelo trabalho, que Deus possa lhe abençoar e conceder muito mais realizações para o nosso estado”, disse o prefeito durante a solenidade que marcou o início da reconstrução da estrada.
Novos investimentos – Com a AM-010 modernizada, os gestores municipais esperam novos investimentos nas atividades produtivas de suas cidades.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra), cinco frentes de trabalho na rodovia, com previsão de finalização até dezembro de 2022.
O transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Campo do Azulão, em Silves, também será feito pela nova AM-010 até a BR-174, de onde segue até Roraima para ser beneficiado e retorna para abastecer a Regiao Metropolitana de Manaus.
Segundo o prefeito de Silves, Raimundo Grana, “isso vai gerar renda para o município, que usará os recursos em infraestrutura e qualidade da melhoria de vida da população”.
“É um ponto muito importante para nós porque os municípios do interior dependem de recursos federais e estaduais, e com o gás natural de Silves, o nosso município vai ter um boom econômico muito grande para a nossa população”, avalia o prefeito.
Modernização – As obras incluem a construção de um novo pavimento, alargamento (11 metros), implantação de acostamentos, novas sinalizações horizontal e vertical.
Serão construídos acostamentos de 1,5m de largura ao longo de toda extensão da obra, além de terceiras faixas em 27 pontos críticos de ultrapassagem.
Para dar agilidade aos trabalhos, o governo estadual montou cinco frentes de obra distintas entre a capital e Itacoatiara que atuarão simultaneamente. Uma delas começa no Km 13, e outra no Km 76,8. A terceira fica no Km 127,60, e a quarta no Km 177,40. A quinta no Km 222,80.